Como um bom planejamento diminui o gap entre estratégia e gestão de marca?

Desde o começo da minha carreira, sempre tive muita satisfação em participar de projetos de comunicação que tiveram começo, meio e fim. Sabe aquela sensação de vivenciar a realização do seu trabalho? A materialização de ideias? Foi justamente por isso, buscando por isso, que a área de planejamento e estratégia sempre pareceu ser mais interessante para mim, a que tinha mais relação com meu perfil. Olhando para trás, vejo que foi uma escolha acertadíssima.

Hoje, trabalhando diretamente com branding na Tutto Branding & Comunicação, não tenho dúvidas que um bom planejamento é um dos elementos mais importantes para diminuir o gap entre estratégia e gestão de marca.  planejamento é o carro-chefe que utilizam ferramentas diversificadas (como matriz de relacionamento, mapeamento da concorrência, estudo de mercado, análise de tendências, etc.) para criação de estratégias alinhadas aos objetivos de negócio. É, também, crucial para o desdobramento e efetividade de ações de comunicação e marketing, assim como para a construção da reputação (gestão de marca).

Neste momento, acho importante também deixar um detalhe bem claro: planejamento não é checklist! Não é apenas estruturar um powerpoint ou cronograma no excel, uma apresentação com o que deve ser feito em uma campanha e torcer para que aquilo que fora pensado, ganhe vida. O planejamento é algo maior, e exige uma entrega maior do profissional (eu!).  Como planner de comunicação e estratégia, meu objetivo é inspirar, viabilizar, fazer parte, representar, motivar, significar e humanizar marcas. E, tudo isso, somente é possível com um planejamento coerente com visão holística de longo prazo, que considere particularidades de cada cliente, como ponto de contato, canal, mensagem, frequência e estratégia.

Vantagens e pontos-chave do planejamento nos dias de hoje

Quando me perguntam sobre as principais vantagens do planejamento para as marcas, não tem como não pensar em alguns pontos: consolidação de operações e estratégias mais alinhadas; viabilização de ciclos de planejamento personalizados aos interesses/objetivos do cliente; desempenho financeiro mais previsível; garantia da otimização contínua de alocações de recursos; colaboradores e parceiros mais engajados e motivados.

Já os pontos-chaves que um planner pode contribuir, são estes:

  • Vantagem competitiva
  • Vanguarda, liderança, autoridade
  • Consistência e coerência da comunicação
  • Resolução de problemas e processo de decisões
  • Gestão de conflito e negociações

Parece complicado? De fato, é um cargo com muitas responsabilidades, e essencial dentro do modelo de uma agência de comunicação. É apenas com um bom planejamento que é possível trafegar nos ambientes on e offline. Assim é possível integrar ações e projetos, inclusive garantindo que a marca não caia na tentação do oportunismo, do modismo. Para tal, evitar deslizes que podem arruinar a imagem institucional da empresa. O planejamento considera a percepção micro e macro do universo do branding.

O resumo da ópera, se é possível fazer um resumo, é que a área de planejamento está inserida no modelo ideal de comunicação do século XXI. Quem é planner pode comemorar! Participar do começo, meio e final de um projeto, estar presente no nascimento e maturação de uma ideia, ser responsável por insights que se transformam em campanhas, trabalhar continuamente para costurar as ações de comunicação e marketing para que não se perca o conceito e significação… defender o que uma marca acredita, o porquê dela existir e por aí vai.

É isso que as empresas de médio e grande porte exigem. Compromisso com suas marcas, com seus públicos estratégicos, com seus propósitos.

 

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