Valor agregado: ações positivas impactam na percepção das marcas

Toda marca tem valor agregado. Isso é um fato. Todavia, este mesmo valor pode estar jogando a favor ou contra o seu negócio, sabia? Este é o foco do post de hoje aqui no Blog da Tutto! Porém, antes de entrarmos especificamente no assunto, vale a pena compartilharmos a definição de valor agregado dentro do universo de branding:

Valor agregado é o conjunto de percepções que um stakeholder tem de um produto, serviço ou marca.

Em outras palavras, é a união de tudo o que um cliente ou potencial cliente acha do seu negócio, da qualidade dos seus produtos e serviços, do atendimento comercial da sua equipe, dos preços praticados, da entrega efetiva (produto ou serviço), da garantia oferecida e por aí vai. Todos os detalhes que formam o universo da sua marca são considerados, analisados, comparados e classificados na mente da pessoa e, então, ocorre a transferência de valor.

E são as ações da marca que impactam em seu valor agregado: para o bem e para o mal. Não faltam exemplo disso nos dias de hoje.

 

Valor agregado: cuidar do meio ambiente gera percepção positiva

O pensamento verde contribui para o valor agregado. Empresas que pensam e executam ações voltadas ao meio ambiente estão diretamente “alimentando” seu valor agregado e isso acontece por um motivo bem claro: toda a sociedade, os meios de comunicação, a opinião pública em geral, as pessoas comuns… Todo mundo reconhece a importância da preservação ambiental para o nosso futuro. Logo, marcas que se preocupam com isso e, na prática, realizam medidas em prol da natureza, agregam valor aos seus universos.

A Natura é ótimo exemplo disso! A marca brasileira, uma das líderes do mercado de produtos de beleza, cuidados e bem-estar, tem um posicionamento bem claro sobre a sustentabilidade. Inclusive, desenvolve programas voltados para a preservação do meio ambiente e incentivo de comunidades que trabalham com a extração das matérias-primas que são utilizadas em seus produtos.

Valor Agregado: empresas que se preocupam com o meio ambiente ocupam uma oposição de destaque na mente do consumidor.

Com o mote “Seremos geradores de impactos econômico, social e cultural positivos”, a Natura agrega valor à sua marca por abertamente falar sobre a procedência dos seus produtos X práticas sustentáveis que geram impactos sociais e ambientais relevantes. Está no próprio site da empresa: “Integramos um grupo internacional de empresas que associam crescimento econômico à promoção do bem-estar social e ambiental”. Confira aqui mais detalhes.

 

Nike: o caso Kaepernick

A principal marca de produtos esportivos do mundo sabe muito bem a importância do valor agregado ao seu universo. Ao longo dos anos, por exemplo, a Nike adota um tom de comunicação bem direcionado a temas “sensíveis” e que geram repercussão em todo o mundo. Separamos dois exemplos:

Intitulado “Crazy Dreams”, o vídeo trata da superação individual dos atletas do dia a dia e profissionais do esporte. Até aqui, nada de novo pensando em Nike, não é mesmo? Porém, o que realmente agregou valor à marca foi se posicionar ao lado do jogador de futebol americano Colin Kaepernick. O atleta ganhou notoriedade ao permanecer de joelhos durante a execução do hino norte-americano. Esta ação é um protesto relacionado às comunidades negras nos Estados Unidos e foi duramente criticado pela opinião pública norte-americana, inclusive, pelo atual presidente Donald Trump.

Leia no Blog da Tutto: a reputação da marca em jogo

 

Por que, então, a Nike resolveu comprar esta briga? Porque isso agrega valor à sua marca! Ao declarar abertamente sua posição como empresa que entende a importância de abordar questões raciais, a Nike saiu do mais-do-mesmo e mandou um recado aos consumidores de todo o mundo: A GENTE SE IMPORTA COM O QUE IMPORTA PARA VOCÊS. Além disso, um posicionamento ligado ao propósito histórico da marca e cada vez mais atual.

 

Como o branding pode gerar valor agregado?

O branding trabalha com a definição do propósito da marca através de ações pontuais. Como, por exemplo, a partir da criação de uma Plataforma de Marca. Este, um material que apresenta posicionamento, tom de voz, guidelines, brandbook e outros elementos que materializam aquilo que a empresa acredita e defende como instituição. Assim como, também como ela quer ser reconhecida no mercado, percebida pelos públicos com quem se relaciona.

Desta maneira, o branding tem um papel estratégico para planejar os diversos aspectos que podem gerar valor agregado. E o melhor de tudo é que este é um processo obrigatoriamente exclusivo, diferente de marca para marca.

É assim que a Tutto faz 😉

Acreditamos que marcas com propósito vendem mais, alcançam o sucesso no mercado. Este é o caminho que escolhemos dentro do branding e que fazemos questão de compartilhar com você. Aliás, aproveitando a deixa, que tal conferir nossos cases dentro deste universo?! São ótimos exemplos de como é possível agregar valor através de trabalhos de branding direcionados às necessidades das marcas:

 

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Vamos conversar sobre como agregar valor à sua marca?

 

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