Sua empresa pode ousar como a Netflix?

Pouco mais de R$20 por mês e milhares de filmes e séries exclusivas que são sucesso de audiência. Stranger Things, Black Mirror, House of Cards e por aí vai. Sim, estamos falando da Netflix, o mais famoso serviço de streaming de vídeo. Hoje, a marca é referência em conteúdos de qualidade e virou sinônimo de produções exclusivas, que viraram hits em todo o mundo. No Brasil, seus números são impressionantes: são mais de 10 milhões de assinantes e 40 milhões de seguidores nas redes sociais.

E sua marca pode aprender muito com o case da Netflix, sabia? No post de hoje separamos alguns tópicos que detalham suas principais ações e como estas podem ser “adaptadas” ao seu negócio, ao seu dia a dia. Confira abaixo com a gente 😉

 

Netflix é original e sob demanda

A Netflix está inserida em um mercado competitivo. Brigar com estúdios de cinema centenários e consagrados, como Walt Disney Company e Universal Studios, não é uma tarefa simples. Como, então, poderia competir com players que concentram mais da metade das grandes produções? O segredo está na originalidade do conteúdo e forma de exibição. Sim, sabemos que há décadas empresas como Warner Bros e Fox também investem em séries como Friends, Simpsons, Arquivo X e tantas outras.

O pulo do gato da Netflix foi justamente oferecer um conteúdo similar, igualmente criativo e atrativo, mas que não estivesse atrelado a uma TV por assinatura com preços elevados e/ou a uma programação televisiva engessada. Conteúdo sob demanda! A marca percebeu a mudança no hábito de consumo das pessoas e apostou nisso. Queremos (exigimos) assistir, ouvir e ler, o que gostamos na hora que queremos. Sem restrições de horários, dispositivos ou grades de programações da TV.

Esperar uma semana para assistir o segundo episódio da série favorita? Sem chances!

O futuro é sob demanda. Vejamos um ótimo exemplo no mundo musical. O Spotify revolucionou o consumo de música justamente por colocar na mão do usuário aquilo que ele queria ouvir, na hora que desejava. Simples assim. Não há retenção de conteúdo, você pode ouvir só uma música, um CD inteiro, uma coletânea. Escolha livre.

Netflix série Stranger Things

Para sua empresa, esta é uma dica e tanto! Invista na originalidade e disponibilize seus produtos e serviços com o mínimo de barreiras. Uma marca que oferece conteúdo sob demanda é aquela que está pensando no futuro e que fala a mesma língua do consumidor. Por exemplo, se você tem uma grife de roupas infantis, que tal pensar em coleções exclusivas e disponibilizar conteúdos no YouTube com dicas para mamães e papais? Não restrinja o acesso.

 

Por falar em originalidade…

A Netflix leva tão a sério a questão da originalidade que criou uma tipografia só sua. A Netflix Sans existe por um bom motivo: a marca quer economizar milhões (por não usar tipografias de terceiros) e, de quebra, fortalecer seu branding. A iniciativa garante exclusividade e transmite uma mensagem incrível, de um cuidado acima do comum. Em um primeiro momento, até pode até parecer um detalhe “bobo”, mas é totalmente o oposto. Ao se atentar a detalhes que chamam a atenção e melhoram a experiência do seu cliente, digamos em relação a um serviço da sua empresa, você diretamente alimenta uma relação de confiança que fatalmente será convertida em vendas, indicações, etc.

tipografia exclusiva Netflix

 

 

Comunicação leve e descontraída

“Nossa empresa é a melhor do mundo e nossos produtos vão resolver o seu problema”. Venhamos e convenhamos que este tipo de clichê não vende mais. É algo batido, cafona para empresas de todos os segmentos. A solução para fugir do comum é observar bons exemplos e ter insights que possam ajudar o seu negócio a se destacar na mente do consumidor. Confira o vídeo abaixo da Netflix:

A série em questão é “Orange is the new black” e apresenta a rotina nada amigável de presidiárias norte-americanas. É um dos grandes sucessos da plataforma. Para divulgar sua quinta temporada, a Netflix surfou na onda dos memes e convocou umas das figuras mais carismáticas da internet/redes sociais dos últimos anos: a Palmirinha.

No vídeo, de uma cena real da série, as presidiárias assistem a um programa de culinária que conta com a participação de uma detenta (que exerce a função de cozinheira na série) dentro do famoso programa da Palmirinha. Com um tom divertido, uma receita é proposta de acordo com as dificuldades de uma penitenciária e cenas da série são intercaladas no vídeo. Realmente parece que estão conversando sobre o programa da Palmirinha, não é mesmo?

A grande sacada da Netflix, e que você pode colocar em prática, é enxergar com bom-humor a comunicação da sua marca. Por exemplo, utilize suas redes sociais também como um canal de entretenimento e não somente uma prateleira de produtos. Responda questionamentos com leveza, converse com seu público de forma descontraída e não tão formal. Aproveite, na medida do possível, os memes para desenvolver sua comunicação no dia a dia.

 

Analise seu público com profundidade

Já ouviu falar no algoritmo do Netflix? Para quem não sabe, é bem simples: a marca conta com uma inteligência artificial que indica filmes e séries conforme os hábitos da pessoa dentro da própria plataforma. Se você, por exemplo, assiste documentários sobre viagens, receberá com maior frequência conteúdos relacionados a este tema.

“Quando um usuário encontra o que procura em poucos segundos, isso o aproxima da marca e aumenta a retenção dentro da plataforma. Em termos de branding, é incrível”, explica Carlos Gomez-Uribe, vice-presidente de inovação da Netflix. Melhorando a experiência da pessoa, mais tempo a mesma passará assistindo filmes e séries. Com isso, a audiência aumenta, o número de assinantes cresce e o faturamento bate recorde! O algoritmo ainda consegue detectar, para melhorar sua experiência, informações importantes:

  • O momento exato em que você pausa, volta ou avança em uma cena.
  • Quanto tempo você demora para retornar ou não ao conteúdo, após a pausa.
  • Se você assiste pela TV, Smartphone ou Tablet.
  • Quais são seus horários e dias favoritos para ver filmes e séries.
  • Se você está gostando ou não do conteúdo (feedback).
  • Como você navega na página inicial e escolhe o que deseja assistir.

Transportando isso para o seu mundo, seus negócios, ressaltamos a importância de entender bem o que o seu consumidor realmente quer. Será que ele está satisfeito com seus produtos e serviços? Realize pesquisas nas redes sociais e nos pontos de venda para entender o que está funcionando e, principalmente, o que poderia melhorar. Assim você passa uma imagem positiva, de proximidade, e ainda corrige / aprimora o que sua marca oferece no mercado.

 

Nunca deixe de experimentar

Como acessamos a Netflix todos os dias, quase nunca percebemos mudanças estruturais em sua plataforma, mas elas existem. São realizados por ano mais de 100 testes A/B que “experimentam” diferentes cenários de navegação. Por exemplo, disponibiliza para você o campo de busca em uma determinada posição e, paralelamente para outros usuários, em outra. Também apresenta títulos por ordem de lançamento, preferência ou gênero, mudando periodicamente a prioridade de exibição. São todos testes que verificam o que é mais e menos clicado.

“A experimentação não é apenas algo bom para se ter, mas uma parte necessária da inovação”

Por definição, dentro de um teste A/B existem duas versões diferentes de um mesmo projeto (por exemplo, a tela inicial da Netflix) e são analisados os desempenhos de cada versão. Com isso, é possível sair de uma hipótese daquilo que possivelmente seria melhor, para algo mais concreto. Segundo o próprio blog de tecnologia exclusivo da marca, o Netflix Technology Blog, para garantir a melhor qualidade de experiência possível, a Netflix possui uma cultura de experimentação e tomada de decisão baseada em dados que permite que novas idéias sejam testadas. Toda mudança de produto passa por um processo de teste A/B rigoroso.

Sua marca pode ousar como a Netflix?

Neste momento você pode estar se perguntando: “O que estes testes da Netflix têm a ver com o meu negócio?”. A resposta é simples: a experimentação é indicada para qualquer empresa. Mude a localização dos seus produtos dentro da loja, teste diferentes tipos de descontos, comunique-se com linguagens variadas. Mude, teste, experimente. E analise os resultados após alguns meses para definir se deve ou não seguir por este ou aquele caminho.

 

Seja uma nova Netflix dentro do seu segmento

Experimentar algo novo, ousar na comunicação, repensar formatos… Sabemos que transformações assim deve ter o tempo necessário de maturação e nem sempre este processo é 100% agradável. Por outro lado, é uma questão de sobrevivência. Sua marca daqui a 10 anos estará fazendo a mesma coisa? Os primeiros passos são aqueles que mudam a trajetória e você sabe que pode contar com a Tutto neste momento ou já na hora de reafirmação da sua empresa. Estamos ao seu lado!

 

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