Agência de branding x Agência de publicidade: como preparar a sua marca para um novo ano de desafios e metas?

Adeus ano velho, feliz ano novo! E que venha um ano novo de consolidação para a sua marca, de renovação dos sonhos e perspectivas para 2019. Pensando no futuro do seu negócio, é a hora certa para conhecer e escolher o modelo de agência para as suas metas do ano que vem. Neste momento muitas dúvidas podem surgir, como o que pode ser melhor para o seu negócio: agência de branding ou agência de publicidade?

Sabemos muito bem que esta não é uma decisão simples e muito menos fácil. Você, como líder de uma empresa tradicional ou startup, deve considerar todos os prós e contras antes de fechar um contrato com uma agência de branding ou de publicidade. Nosso post de hoje tem justamente este objetivo: apresentar os serviços e diferenciais para facilitar a sua escolha, seu caminho.

 

Agência de branding: valor estratégico da marca

O primeiro detalhe que deve observar, na comparação entre uma agência de branding e agência de publicidade, é que uma agência de branding tem um papel mais estratégico e de valorização daquilo que é mais importante para qualquer empresa: a marca! Assim como a Tutto, agências deste nicho trabalham as promessas da marca, a personalidade que a mesma deseja transmitir, sua expressão, além de considerar cada público de interesse da empresa e seu nível de relação com a marca. Por falar nisso, é importante ressaltar que somente com todos estes elementos bem alinhados, que uma boa comunicação poderá ser executada no futuro, mesmo que por uma outra agência.

A agência de branding pensa estrategicamente em como sua marca irá se posicionar no mercado, como será reconhecida pelo público alvo do programa, projeto ou campanha, e qual tipo de linguagem poderá ou não utilizar. Cria conceitos mais profundos e duradouros que impactam em todos os movimentos da marca, no presente e no futuro. Um bom exemplo disso é um dos materiais mais famosos do mundo do branding, o Brandbook, um material que contém todos os elementos verbais e visuais da marca.

Quer saber mais sobre Brandbook e como ele pode ‘salvar’ a sua marca? CLIQUE AQUI.

Já uma agência de publicidade trabalha com ações mais diretas de atração. Executa estratégias comerciais, com foco em vendas e/ou aumento de participação de mercado, veicula anúncios em revistas, vídeos na TV.  Fazendo uma analogia com a produção de filme de sucesso, a agência de branding trabalha com o roteiro e a definição do elenco, até a divulgação e mensuração de resultados, por exemplo; a agência de publicidade parte do momento certo para divulgar o filme em todo o mundo e o impacto gerado.

Por outro lado, alguns serviços estão presentes em ambos os modelos. Para facilitar a visualização, dentro de um universo de palavras e definições, podemos enxergar desta maneira as diferenças e similaridades entre agência de branding e agência de publicidade:

Diferenças entre agência de branding e agência de publicidade

Agência de branding x Agência de publicidade: diferenças de visões

Na grande maioria dos casos, as agências de publicidade realizam planejamentos e executam ações voltadas ao público externo. O foco está na venda, no aumento de participação do cliente no mercado. Por isso, focam na criação de sites, anúncios impressos, vídeos para TV, marketing digital e por aí vai. São ações que chegam ao público externo, que causam impacto junto aos consumidores.

Obviamente, dentro do escopo de uma agência de publicidade, há serviços que podem ser relacionados ao público interno. Já uma agência de branding, analisa primeiramente e profundamente o conceito da empresa, engajando inicialmente com o público interno,para então, estrategicamente, posicionar a marca junto a todos os seus públicos de interesse.

É uma escolha que faz todo o sentido. Antes de se apresentar ao mercado, a empresa precisa compreender e fortalecer a presença da sua marca junto às suas pessoas. São elas que trabalham no dia a dia em sua empresa, os primeiros embaixadores da marca. Também são modelos de agências que pautam pesquisas e planejamentos para diferentes fins. A agência de branding quer saber como a marca do cliente é percebida pelos públicos, quais são os valores que as pessoas atribuem. Uma agência de publicidade, por sua vez, tem pesquisa e planejamento focados em vendas, para descobrir o que os clientes estão querendo consumir, tendências de compras.

 

O branding enxerga a individualidade que uma marca pode representar para cada pessoa.
A publicidade vai pelo caminho da massificação, do resultado pela generalização.

 

 

O que é mais valioso para sua empresa?

Toda empresa deseja vender mais e crescer no mercado. Quanto a isso, não resta dúvidas. Porém, antes de avançar na comunicação para o grande público, é preciso cuidar com muito carinho da sua marca! Através de um trabalho personalizado e coerente de branding, toda e qualquer ação da sua marca no futuro será fundamentada.

Sabe aquela história que para se construir um prédio é preciso, primeiramente, realizar toda a fundação? O trabalho de uma agência de branding pode transformar a existência de uma marca. Trata-se de um escopo mais consultivo e com embasamento mais qualitativo. O foco não está somente nos números, mas principalmente nos sentimentos das pessoas.

Estes processos, quando bem definidos, farão a diferença na vida da empresa de qualquer segmento. Isso acontece porque as pessoas querem se relacionar com as marcas, não somente comprar produtos e serviços. E as grandes empresas já perceberam isso, sabia?  Não há negócio de sucesso no mundo que não tenha vivido uma “fase de branding”.

 

A Tutto está preparada para cuidar do seu branding

Agora que você já conheceu as principais diferenças entre os modelos de agências, temos uma proposta: queremos ser a SUA agência de branding! Em 2019 os desafios não serão pequenos e uma marca preparada, bem estruturada, tem tudo para trilhar o caminho do sucesso. Pense com a gente: enquanto muitas empresas querem vender a todo custo, sem se preocupar com o valor que suas marcas têm, o seu negócio pode se destacar na mente das pessoas e criar relações mais duradouras, fiéis.

 

 

Vamos conversar ainda este ano? Envie sua mensagem hoje mesmo para agendarmos um bate-papo.  

 

Facebook

Instagram