Design no universo de branding: descubra o valor de uma identidade visual forte

Toda marca tem uma personalidade que a distingue da concorrência. Um propósito que deixa claro o que quer no mercado, como deseja se relacionar com seus públicos e a real essência do negócio. Porém, muitas marcas não sabem como valorizar e trabalhar essa personalidade e, com isso, alcançar a tão sonhada diferenciação. É neste ponto que uma identidade visual forte mostra sua importância.

Como já vimos aqui no blog, dentro do universo de branding, a construção de uma identidade visual é algo bem maior que a criação de um logotipo.  Na minha visão, a identidade visual de uma empresa pode ser classificada como a união de elementos e representações gráficas (como símbolos) que traduzem o propósito de um negócio para o mercado. Em outras palavras, a materialização visual dos valores e ideais de uma empresa.

Uma identidade visual forte é o que torna uma marca única e impactante visualmente.

Porém, infelizmente, na maioria dos casos, este trabalho é visto como um gasto desnecessário. O empreendedor / empresa pode considerar outros gastos de infraestrutura ou pessoal como prioritários. Todavia, devemos tratar do assunto como um investimento, e dos mais importantes. Um trabalho assertivo de identidade visual valoriza o negócio, gera confiança e fideliza clientes em torno da proposta da empresa, seus produtos e serviços.

 

Identidade visual e propósito da marca: como o designer deve atuar?

Como designer, percebo que é importantíssimo compreender como deve ser o processo de criação de uma marca . Por exemplo, devemos analisar criteriosamente, dentro do processo de criação da identidade visual, como a marca irá se comportar nos ambientes online e offline, assim como será apresentada. O designer deve captar a essência da marca e, em sua criação, buscar uma conexão do que está fazendo com o que o consumidor deseja receber.

Além disso, dentro de uma sociedade sobrecarregada de informação, elementos visuais podem se comunicar de forma mais rápida, concisa e memorável. Para alcançar este resultado, por sua vez, o/a designer deve seguir uma metodologia estruturada para encontrar a melhor solução. Um caminho a ser trilhado, que passa pela identificação do “problema”, pesquisas, discussões, testes e por aí vai. E tudo isso, sempre, relacionado com o universo do branding da marca. O branding traz consistência, estabelece sua personalidade, e isso impacta dentro da criação de uma identidade visual forte.  

 

Mundo: identidades visuais impactantes que fazem parte do nosso dia a dia

As grandes marcas em todo o mundo trabalham a força da identidade visual que possuem.

Apple, Coca-Cola e Nike são ótimos exemplos de identidades visuais impactantes. São marcas que utilizam de elementos visuais diferenciados quando se relacionam com o público. Suas identidades visuais, fortíssimas, fazem com que ocorra a diferenciação imediata. Inclusive, mesmo quando não há presença do logotipo, a associação é instantânea e efetiva. Trazendo para o território brasileiro, temos o Itaú e a Skol. Marcas facilmente reconhecidas por seu estilo visual e linguagem. Puro trabalho de construção de identidade visual.

 

Como será o amanhã?

Por conta do mundo digital que vivemos é imprescindível que as marcas se posicionem. Devem assumir suas personalidades e valorizem a força de suas identidades visuais. A marca que compreender isso estará sempre um passo à frente da concorrência.

A tendência é que a partir das novas formas de consumo, dos novos hábitos online das pessoas no futuro, somente marcas que saibam trabalhar suas identidades visuais com estratégia e assertividade, tenham o destaque esperado. E, não se engane, isto já está acontecendo. Percebo que muitas marcas já se reinventaram em busca da adaptação às novas tendências, inclusive em relação à sua identidade visual.

O fortalecimento da identidade visual posiciona a marca na mente do consumidor. Cria uma conexão emocional que dificilmente será quebrada.

 

Que tal saber mais sobre identidade visual?

 

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