Descubra como a sua marca pode gerar confiança a partir dos 3 “is”
Segundo o dicionário, confiança é a “crença na probidade moral, na sinceridade, lealdade, competência, discrição etc. de outrem; crédito, fé.” Dentro do universo de branding, do mundo das marcas, não é muito diferente. Uma marca que gera confiança consegue transmitir estes valores de uma forma bem direta, estabelecendo assim um relacionamento único e forte com seu público.
Para uma marca alcançar um nível elevado de confiança, todavia, o caminho é longo e diferente de empresa para empresa. Isso acontece porque todo negócio é único, tem uma forma singular de se comunicar. Tem clientes/consumidores que pensam de um jeito, seus produtos possuem características próprias e por aí vai.
Neste cenário, apresentamos aqui um conceito bem interessante que relaciona branding + confiança. É a estrutura dos “3 is”: Integridade, Identificação e Inclusão. Confira na sequência!
Confiança: conheça os 3 is
O conceito dos “3 is” foi definido em uma pesquisa global da Kantar TNS sobre a relação de confiança das pessoas com as marcas dentro de um mundo cada vez mais imprevisível.
Integridade: cumpra as promessas
As pessoas estabelecem uma relação de confiança com as marcas quando reconhecem sinais de integridade nelas. Basicamente, a integridade é fazer o que promete, com honestidade e (ATENÇÃO) saber contornar com transparência quando promessas são quebradas, por qualquer motivo.
Quando as pessoas realizam pesquisas para adquirirem novos produtos ou serviços, elas procuram sinais de integridade nas marcas, algo /alguma coisa para confiarem. Elementos classificados como “heurísticos”: processos cognitivos aplicados para tomadas de decisões emocionais. Para tal, dentro do universo da comunicação, as empresas tradicionalmente se apoiam em autoridades para alcançar este nível, como pela ligação com celebridades e, hoje em dia, com influenciadores digitais.
Isso acontece porque a integridade da celebridade, continuando o exemplo, é a base para a credibilidade da marca. Uma empresa sem integridade não transmite qualquer confiança. E, no extremo, com o passar do tempo e a sucessão de “erros” na comunicação, é mais difícil estabelecer uma relação mínima de confiança com o público.
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Identificação: estabeleça conexões
Em tempos de/ com múltiplas opções de produtos e serviços em todo o mundo, estabelecer uma conexão é essencial para as marcas. É preciso gerar identificação, afinal somos movidos a interesses mútuos em todas as nossas relações pessoais e profissionais. Considerando o seu dia a dia: você se identifica com amigos que têm os mesmos interesses, busca trabalhar em empresas que defendem os mesmos valores.
Somos mentalmente preparados a confiar em valores e metas que “jogam no mesmo time”
Para as marcas, identificação é se posicionar como uma empresa autêntica e que mesmo em momentos de crise e instabilidade, assume seus erros e demonstre sinais de humanidade. As pessoas gostam de se relacionar com marcas de verdade! Por isso, uma boa dica é trabalhar a comunicação da empresa buscando conexões reais. Ou seja, como um negócio disposto a crescer e arriscar, tentar algo novo, sair do comum, entregando de fato o valor agregado aos seus clientes/ consumidores. Normalmente, o público reconhece isso como algo especial. Passa enxergar e classificar a empresa como “um de nós”, e diferenciando a marca dos concorrentes.
Inclusão: construa um parentesco
Todo mundo já ouviu que “família é família”, não é mesmo? Dentro do universo de branding isso também se aplica. As marcas precisam estabelecer um parentesco com as pessoas. Devem abraçar as causas do público e fazer com se sintam parte de sua família. O “estamos lado a lado” gera maior receptividade às mensagens da marca e, com isso, maior aceitação na hora de falar de produtos, serviços ou mesmo para contornar situações delicadas. Gera confiança!
Um bom exemplo disso acontece com o Airbnb. A empresa exige determinados padrões de qualidade antes de habilitar uma pessoa como apta a receber um convidado. Ao solicitar prova de identificação e fotografia dos espaços, assim como ao promover uma escala de satisfação aberta ao público, a empresa passa uma mensagem clara às pessoas: nós confiamos neste indivíduo e você também pode confiar. Afinal de contas, família não coloca ninguém em roubada.
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