Marcas poderosas: como a jornada do herói ajuda na construção de histórias incríveis

Você pode nunca ter lido nada específico sobre a “jornada do herói”, mas certamente já assistiu a algum filme ou foi impactado por narrativas que utilizam esta estratégia na construção de enredos e personagens que transmitem mensagens por meio de histórias poderosas, que ficam em nossas mentes.

Da Odisséia – de Homero, a Star Wars, Senhor dos Anéis, Rei Leão, Mágico de OZ, Harry Potter e outros clássicos da cultura pop, tantos outros autores intuitiva ou propositalmente utilizaram estes arquétipos que foram organizados em 1949 por Joseph Campbell, estudioso norte-americano de mitologia e religião comparada. A jornada do herói, como o próprio nome sugere, é um modelo de narrativa que descreve e orienta o passo a passo do percurso de transformação do homem comum até se tornar um herói. Neste caminho, de acordo com Campbell, o herói em transformação enfrenta provações e chega ao ápice quando cumpre sua missão.

A jornada do herói clássica segue os seguintes estágios:

marcas poderosas: jornada do herói

Vamos analisar “O Senhor dos Anéis”: o mundo comum do herói (Frodo) é revelado no início, é o condado. Na sequência, ocorre o chamado da aventura quando o mentor espiritual (Gandalf) surge. Há a recusa inicial do herói em sair deste mundo seguro. Mas, mesmo assim, ele aceita e embarca rumo ao desconhecido. O herói encontra amigos no caminho e inimigos que impõem grandes batalhas. Ele segue se aproximando do êxito, mesmo com provações traumáticas e danos irreparáveis. No final, há a recompensa (destruição do anel). O herói cumpre sua missão e segue o caminho de volta, triunfante.

A jornada do herói existe porque é algo inteiramente relacionado à condição humana. Todos, sem exceção, enfrentam desafios e problemas até chegarmos à “vitória”, até nos tornamos heróis em nossas histórias. Por isso é que nos identificamos com histórias que seguem a jornada do herói. É a nossa história sendo contada de uma outra maneira, com alegorias diferentes e mais fantasiosas, mas é algo nosso.

Marcas e a jornada do herói

As marcas apropriam-se da jornada do herói para construir suas narrativas. Veja como as marcas do universo esportivo exploram os arquétipos desta jornada e associam-se a personalidades que são capazes de exprimir a narrativa do herói.

E sua marca pode aproveitá-la, sabia? Seguindo o mesmo modelo é possível traçar estrategicamente o posicionamento da sua marca e, futuramente, ações para modificar a forma como seu público consome seus produtos e/ou serviços.

jornada do herói

Narrativas de marca com a Jornada do Herói

Como falamos, as marcas esportivas são experts nisso. A jornada do herói gera grande identificação no ser humano, algo que aproxima e engaja. Perfeitamente aplicável na relação marcas x públicos. Contar histórias seguindo o modelo acima é uma ótima ideia para estabelecer sinergias de comportamentos e valores  e deixar sua marca mais “humana”.

Para tal, faça um exercício e coloque-se no lugar do seu público: sabe quando você recebe uma comunicação de uma grande marca (pode ser um anúncio impresso ou um vídeo no Facebook) e sua reação é algo como “Nossa, isso é muito eu!”? Quando ocorre esta reação, exatamente neste momento, você se projeta naquela marca, junto àqueles produtos / serviços.

Este tipo de sentimento é o pote de ouro que é descoberto no final do filme, é a vitória do mocinho após enfrentar vilões e muitos obstáculos. Se uma marca alcança tal prêmio, dificilmente o consumidor deixa de segui-la. A relação muda, se torna mais intensa.

Por que sua marca PRECISA contar boas histórias?

Somos movidos por histórias! Desde os primórdios da raça humana, contamos histórias. As narrativas são a maneira pela qual nossa espécie organiza o mundo, aprende com ele, transfere conhecimento, apreende a natureza, a ciência e as relações Compartilhamos a todo tempo histórias engraçadas, educativas, emocionais… Somos feitos de histórias!

E a sua marca?

Ela pode e deve se tornar uma especialista em contar histórias que chamem a atenção, que engajem o público. Histórias que construam uma ponte de identificação entre o cliente que já conhece sua marca e, principalmente, na vida daqueles que não conhecem. É neste momento que entra o conceito de storytelling. Já ouviu falar?

Dentro das técnicas da comunicação, o storytelling é uma das ferramentas de trabalhar a imagem de uma marca e/ou vender produtos e serviços por meio de narrativas alinhadas aos objetivos de comunicação. Literalmente, contar histórias!

 

Conte histórias originais. A criatividade tornará sua história inesquecível

 

Além da estrutura da jornada do herói, alguns detalhes também não podem ser esquecidos. O primeiro deles é: não minta! O público não perdoa marcas que se propõem a contar uma boa história, mas inverídica. Não caia nesta tentação e lembre-se: quando a história é verdadeira, o público reconhece a autenticidade dela, dá valor à sua mensagem. Outro ponto importante é a originalidade: contar mais do mesmo não trará o resultado esperado, pode acreditar. As pessoas querem o novo, anseiam por novidades, por histórias realmente impactantes.

Também vale a pena ressaltar que storytelling não diz respeito apenas ao texto. Imagens e vídeos também são linguagens que transmitem emoção através de histórias envolventes e que enriquecem poder de comunicação. Usar elementos visuais impactantes faz toda a diferença, já que nosso cérebro responde de uma forma mais poderosa a gatilhos emocionais, sejam visuais ou textuais.

Tutto por aí…

Marcamos presença na Social Media Week SP 2018, no último mês, e conferimos de perto a importância da jornada do herói no desenvolvimento de conteúdos e contar boas histórias posicionam as marcas de uma maneira especial na mente do consumidor. Foram várias palestras incríveis e que renderam insights que já colocamos em prática por aqui. Aliás, estamos aguardando o seu contato para compartilharmos esta e outras novidades!

 

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