Sua empresa apareceu na mídia? Saiba avaliar se o resultado foi bom
Um bom trabalho de assessoria de imprensa garante a exposição adequada na mídia, em canais relevantes e que conversem diretamente com o seu público alvo
A sua marca tem tido uma boa divulgação dos releases e muitos jornalistas têm comparecido aos seus eventos e lançamentos. Você pode pensar que está tudo maravilhoso no setor de comunicação da sua empresa. Mas, será que apenas estar na mídia é suficiente? Ou existem diferenças que tornam uma aparição mais ou menos importante?
Uma das principais ferramentas para que o profissional de comunicação consiga acompanhar a evolução da marca e a inserção da mesma nos diversos meios de comunicação é o clipping. Ele é quem irá mostrar quais as ações da assessoria de imprensa estão em sintonia com o plano de comunicação e quais necessitam ser reformuladas.
O que é o clipping e como ele funciona?
A ideia do clipping é bem simples: uma compilação de todas as aparições do cliente na mídia. Seja com recortes de jornais e revistas, seja com as mídias espontâneas em sites e outros meios digitais e também audiovisuais.
Porém, apenas catalogar tudo o que está sendo divulgado sobre o cliente não ajuda o profissional de comunicação a saber o quão eficiente está sendo o seu trabalho, e nem a empresa a mensurar o quanto está tendo de retorno.
Por isso, é preciso que o clipping leve em consideração alguns itens, que irão indicar o tipo de presença da marca, a profundidade e o peso das aparições na mídia.
Informações relevantes em um clipping
Qual o tipo de veículo?
Separar as aparições por tipo de veículo (impresso, revista, blogs, portais, TV, rádio) pode ser muito útil na hora de identificar quais os principais propulsores da marca e em qual meio ela tem mais influência. Por exemplo, se você possui uma empresa digital, com produtos e serviços voltados para essa área, será que não seria interessante que as aparições da sua marca estivessem mais presentes em blogs e portais especializados?
Qual o público que está recebendo essa informação?
Uma grande consultoria de RH, por exemplo, poderá se beneficiar muito mais com uma exposição em uma revista específica do setor de administração, do que em uma entrevista televisiva em um programa de variedades.
E o principal diferenciador dessas duas aparições está no público que consome essa informação, pois no primeiro caso a empresa estará falando diretamente com o seu público alvo, enquanto no segundo pode ter de concorrer com outros telespectadores pouco interessados e, dessa forma, a sua marca não terá tanta visibilidade (mesmo que o programa em questão tenha uma audiência maior do que a tiragem da revista).
Qual a reputação da aparição?
Ter destaque em uma publicação específica de determinado setor, com uma reputação alta entre os envolvidos na área, é sempre muito mais positivo (e uma aparição bem mais valorizada) do que aparecer em uma publicação que (mesmo com um público maior) possa ser vista como ruim para a marca, seja por associação com temas que não fazem sentido com os seus valores, seja pela má reputação da publicação.
Por isso, é sempre importante averiguar se a sua marca não está se associando e sendo divulgada por publicações com reputação ruim entre o seu público alvo, ou que não estão relacionadas com os valores da sua marca.
Adequação ao plano de comunicação
Como você deve ter notado, não basta estar presente na mídia, é preciso que essas aparições tenham objetivos claros e façam sentido de acordo com os valores e as intenções da marca.
Por isso, na hora de analisar os dados referentes ao clipping e também de planejar as ações da assessoria de imprensa, é preciso sempre considerar o plano de comunicação.
Quais as intenções em se divulgar determinado release? Onde (em quais meios e para qual público) determinado assunto possui maior relevância? Quais jornalistas e influenciadores devem estar presentes no lançamento de um novo produto? Qual a reputação dos meios em que divulgo meus releases?
Todas essas informações, quando bem geridas e analisadas, fazem com que a sua marca tenha uma aparição muito mais sólida e consistente na mídia, transformando-a, realmente, em maior fidelização de clientes, alcance de potenciais stakeholders e melhora na imagem geral da sua marca.
Por isso, na hora de analisar o serviço da sua assessoria de imprensa, lembre-se, não basta apenas aparecer na mídia, é preciso que essas aparições façam sentido e tenham um objetivo orientado. Não é porque o assessor do seu amigo o fez aparecer em um programa televisivo com alta audiência, que necessariamente ele está bem mais cotado que você. Será que para a sua marca, esse veículo e esse público seriam relevantes?
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