Primeiras impressões e aprendizados da Tutto no Vale do Silício

Olá!

Acompanhando o meu diário de bordo no Vale do Silício, lá nos Stories da Tutto? Espero que sim 😎

Nesta segunda-feira, 15/04, teve início o programa “Learning Experience”, da Startse, e o primeiro dia já foi muito intenso e incrível. Vivi uma verdadeira imersão sobre o que é estar no Vale do Silício, sua cultura na prática e como é criar e gerenciar uma Startup neste ambiente de inovação.

E, aproveitando o que aprendi, compartilho um insight que é muito presente por aqui: uma ideia sozinha não significa nada! O que realmente vale é a execução, tanto pelo aspecto da operacionalização do negócio, como também para facilitar e garantir a captação de investimentos. Além disso, batem muito na tecla de que é preciso lançar a ideia o quanto antes (com o negócio minimamente estruturado) para que ele se desenvolva com agilidade e para que os erros sejam corrigidos com assertividade. Veja abaixo, por exemplo, as primeiras versões de empresas que hoje são líderes em suas respectivas áreas:

Outro ponto interessante, que percebi logo neste primeiro dia, é que a ideia de Startup ser uma empresa única e exclusivamente relacionada à tecnologia, não é bem assim. Na prática, o conceito é bem mais amplo. Startups são empresas que temporariamente estão testando novos produtos / soluções, que buscam resolver determinados problemas, e que usam a tecnologia (agora sim) para viabilizar a ideia. Nem sempre a tecnologia é o centro do negócio. Em muitos casos é o meio. Por exemplo, a WeWork é a quinta maior startup do mundo e não trabalha com tecnologia, mas sim com locação de espaços para trabalho.

Também tive a felicidade de conferir uma palestra de marketing incrível, com o professor Rodrigo Espinosa, da UC Berkeley, que ressaltou a importância do propósito de marca e o valor do alinhamento entre marca e cultura. Aliás, fiquei bem feliz e empolgada neste momento, afinal muito do que ele defendeu está presente no nosso dia a dia, na razão de ser da Tutto.

Rodrigo Espinosa, Professor de UC Berkeley, palestrou sobre o futuro do marketing.

 

Abaixo compartilho mais fotos do primeiro dia e reforço o convite: acompanhe o diário de bordo da minha viagem e dos conteúdos que compartilho lá no Stories da Tutto, no Instagram.

Jon Baer, investidor em startups, da Capital Venture.

Kit para acompanhar as palestras do dia.

Time to relax.

 

 

Siga a Tutto nas redes sociais!

Instagram

YouTube

Facebook