O que o Growth Hacking tem a ver com a sua empresa?

Técnica auxilia startups a ampliarem o número de usuários de determinado produto ou serviço e alavancar marcas digitais.

Técnica auxilia startups a ampliarem o número de usuários de determinado produto ou serviço e alavancar marcas digitais.

Em março deste ano, a Tutto participou de um evento muito bacana produzido pelo Google Business Group, sobre Growth Hacking, uma estratégia fundamental para alavancar startups, aumentando o número de usuários de um produto ou serviço.

Apesar do nome não ser muito conhecido por aqui, o Growth Hacking já é uma das técnicas mais utilizadas pelas startups do Vale do Silício. Lá nas terras americanas, a estratégia é usada desde 2010, quando foi criada por Sean Ellis, ajudando a ampliar as possibilidades de divulgação e fidelização de clientes.

Assista como foi o evento!!!

Mas, afinal, o que é Growth Hacking?

O nome da técnica lembra hacker – aquele mostrado nos cinemas e séries como alguém que domina os sistemas computacionais e cria muitos problemas para as grandes instituições, não é mesmo? Porém, apesar dessa ‘má fama’, existem muitos hackers ‘bonzinhos’ que utilizam seus conhecimentos para ajudar as empresas a crescerem.

É justamente esse profissional que atua como “growth hacker”. Ou seja, é alguém expert em tecnologia e análise de dados, com o diferencial de usar seus conhecimentos para o crescimento das empresas em que trabalha, utilizando e organizando de forma adequada todas as informações e ferramentas que a tecnologia pode lhe trazer.

Dessa forma, podemos dizer que, conceitualmente, o Growth Hacking está ligado a uma maneira dinâmica e moderna de ter ideias e soluções que visam a divulgação e o crescimento das marcas, promovendo melhores experiências dos usuários.

Existem vários exemplos de empresas que têm se utilizado do Growth Hacking para alcançar metas ainda maiores. Uma delas é o Facebook. Na verdade, o surgimento da plataforma e o seu crescimento excepcional se devem muito às habilidades de Growth Hacking do seu criador, Mark Zuckerberg, que utilizou técnicas para reunir os dados dos utilizadores iniciais do chamado Facemash – um precursor do Facebook – e ampliar a interação dos usuários com a sua plataforma recém criada. E, hoje, não precisamos nem comentar no que o Facebook se tornou, não é mesmo?

Se você ficou interessado pelo assunto, entre em contato com um dos nossos consultores e comece agora mesmo a tornar a sua marca ainda mais forte e competitiva.

Dica do Blog: acompanhe a página do GBG-SP no Facebook para saber quando será o próximo evento. O tema Growth Hacking será amplamente abordado na agenda deles em 2016.