O foco deve estar “além” do cliente

Comunicação eficiente e o bom relacionamento com diversos públicos são mecanismos estratégicos e essenciais para que pequenas e médias empresas influenciem consumidores e tragam fãs para sua marca.

Estabelecer e manter relacionamentos com os diversos públicos que compõem o seu plano de negócios já virou questão de sobrevivência, também, para as pequenas e médias empresas. Isso mesmo! Na sociedade em rede (época em que estamos inseridos), a empresa que preocupa-se apenas com o cliente final pode estar abdicando de vantagens competitivas que os demais públicos – sempre conectados! – podem lhe proporcionar.

Colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores, parceiros, entidades setoriais, imprensa e os influenciadores digitais têm um importante papel na disseminação do conteúdo da sua marca. Para o bem e para o mal! Vai depender da maneira como sua empresa se relaciona com cada um deles.

Comunicar-se de maneira eficaz e fazer uma boa gestão do relacionamento com estes públicos, sejam eles internos ou externos, ajuda a alavancar negócios, potencializar os diferenciais de seu produto ou serviço e a atrair fãs para sua marca.

Dados da última Pesquisa Online Global, da Nielsen, apontam que, no Brasil, o grau de confiança do consumidor é maior entre Recomendações de conhecidos (93%), seguido por websites de marcas (75%) e conteúdo editorial (70%). Depois é que foram listados os resultados de buscas na internet e a veiculação em mídia, seja online ou off-line. Isso mostra que, em alguns casos, pequenas ações focadas são mais efetivas do que altos investimentos em publicidade, algo um pouco distante da realidade das PMEs.

“Ok. E, por onde eu começo?”, você deve estar se perguntando. A resposta é simples e óbvia: pelo planejamento. Primeiramente você precisa saber, com clareza, quem são os públicos estratégicos para o seu negócio e definir o grau de prioridade de cada um. Lembre-se que, para quem está começando a empreender, nem sempre será possível investir em diversas ações para encantar a todos os públicos de uma única vez. Ranqueá-los por nível de importância/grau de dependência do seu negócio é a melhor forma de fazer a gestão dos relacionamentos.

O segundo passo é usar da visão estratégica e empatia. Colocar-se no lugar do outro para pensar em ações que a sua marca irá surpreender, ser vista e lembrada. E, depois de planejar tudo, cuidar para que a execução de simples ações seja cuidadosa, proporcionando uma experiência única e positiva.

Mas… e o cliente nesta história toda? Não basta fazer. Tem que contar que fez! Dedique tempo e recursos para registrar as ações mais inusitadas feitas com seus públicos específicos e mostre-as para seus clientes por meios de canais já estabelecidos com eles. Com certeza eles vão adorar e sentir-se “presenteados” também!

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