A comunicação interna e externa da sua empresa andam integradas?

Fortalecer a imagem de uma marca, motivar as equipes internas e gerir melhor momentos de crise são alguns dos benefícios de se ter uma comunicação integrada e eficiente.

Fortalecer a imagem de uma marca, motivar as equipes internas e gerir melhor momentos de crise. Estes são alguns dos benefícios de se ter uma comunicação interna e externa integrada e eficiente.

Ter uma comunicação integrada é fundamental para qualquer empresa, pois está intimamente ligada à imagem da marca. Porém, nem sempre na hora de pensar o plano de comunicação empresarial, os gestores da área acabam planejando de maneira unificada a comunicação interna e externa. E, separar esses dois pilares em frentes distintas pode não ser o melhor caminho na hora de fortalecer a sua marca perante os seus stakeholders.

Mas, afinal, o que é comunicação interna e externa?

Antes de começarmos, contudo, é fundamental que você compreenda a que se relacionam estes termos.

A comunicação interna está relacionada ao processo de troca entre os colaboradores, seja ela de forma vertical ou horizontal. É aqui que se encaixam os informes internos, jornais e revistas institucionais e outros meios de comunicação voltados aos colaboradores. Um bom exemplo são materiais com assuntos internos que os ajudem a se organizarem e a compreenderem as medidas institucionais.

Quando realizada de maneira correta, a comunicação interna é fundamental para integrar a equipe, motivá-la e fazer com que o seu colaborador seja um promotor da sua empresa – divulgando-a positivamente para os amigos, familiares e círculo de convivência.

Já a comunicação externa é tudo aquilo que é veiculado externamente pela – e sobre- a empresa. São os releases da assessoria de imprensa, as publicações voltadas para os stakeholders, as campanhas de publicidade, as coletivas de imprensa e todos os outros materiais voltados para o seu público alvo.

Comunicação interna e externa: por que ambas necessitam estar alinhadas?

Você já pode notar que, ambas as formas de comunicação, visam sempre fortalecer a imagem da marca, não é mesmo? Enquanto uma faz isso com ações voltadas para os colaboradores, outra atua diretamente com o público-alvo.

Porém, se elas estão fora de sintonia, certamente a imagem que poderá ser diferente a cada um dos públicos. Por exemplo, uma empresa que não investe em comunicação interna, pode passar a imagem aos seus colaboradores que a sua equipe não é tão importante para o funcionamento da organização. Como resultado você poderá ter colaboradores insatisfeitos e que não se sentem parte do processo. Por outro lado, você pode estar ‘vendendo’ a imagem ao seu público externo de que a sua empresa é ‘companheira’ e se preocupa com o bem estar da sua equipe. Mas, ao mesmo tempo, você terá alguns colaboradores desmitificando essa imagem para a sua rede de contatos. Certamente, a força da marca ficará desestabilizada, pois não há uma unidade sobre o que ela ‘vende’ ser e sobre como ela é, no dia a dia dos funcionários.

Em situações de crise é ainda mais importante que esta imagem esteja unificada. Como em casos que colocam em cheque a credibilidade institucional, como acidentes envolvendo colaboradores ou terceiros. Exemplos: quedas de avião de companhias aéreas, vazamento de petróleo, desastres ambientais e outros.

Trabalhar a comunicação interna e externa da empresa é uma estratégia que transmite uma imagem diferenciada da organização e para diferentes públicos. Para tal, é preciso adotar políticas personalizadas para cada público-alvo e executar com precisão cada tarefa proposta.

É imprescindível uma boa gestão da comunicação como um todo. Desta maneira, a empresa poderá manter a sociedade bem informada sobre todos os passos que estão sendo tomados. Também poderá se certificar de que todos os colaboradores compreendem o problema e as ações institucionais (inclusive, apoiando-as).

Gestão de crise

Isso é o que chamamos em comunicação de gestão de crise! Tal trabalho somente será eficiente se o plano comunicacional da empresa estiver com a comunicação interna e externa alinhadas. Como resultado, a marca ganhará  força e terá  uma imagem mais coesa.

Se você não tem certeza se a sua empresa está investindo de maneira correta na comunicação interna e externa, que tal conversar com um dos nossos consultores? Nós, da Tutto, temos, sempre, uma solução comunicacional para cada caso! Venha fazer parte desse time!

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