Cartão de visita: como é o seu?

Cartões de visita ainda são fundamentais na hora de captar a atenção dos clientes e passar mais credibilidade.

Criado pelos chineses no século XV, o cartão de visita já passou por inúmeras transformações – tanto no seu design e tamanho, como na sua utilidade-. Porém, mesmo com tantos avanços digitais na esfera da comunicação, o cartão de visita continua sendo extremamente importante.

Muitas pessoas podem considerá-lo pouco prático e até dispensável, mas, na verdade, os cartões de visita ainda realizam inúmeras funções e são fundamentais na hora de conquistar o seu público e passar credibilidade.

Por que ainda é importante investir em cartões de visita?

A comunicação pode ter mudado, mas as relações interpessoais ainda são de extrema importância na hora de conquistar parceiros e fechar negócios.

No mundo corporativo, cartões de visita organizados e esteticamente atraentes podem ser responsáveis por ajudar a criar uma boa impressão da sua empresa e da sua marca, aumentando o nível de confiança e de seriedade dos seus serviços. Além disso, eles desempenham outras funções, como:

  • Auxiliam no marketing direto: a comunicação face a face ainda é um dos meios mais importantes na hora de fecharmos um negócio. Justamente neste momento é que os cartões de visita podem facilitar o processo de criação e manutenção de novos clientes, tornando mais simples a vida de quem quer entrar em contato com você. Afinal, nada melhor do que possuir todos os seus dados à mão, não é mesmo?
  • Ajudam na construção da marca: um cartão de visita bem feito é uma comunicação sucinta sobre a sua empresa e uma forma de reconhece-la dentre tantas outras. Por isso é tão importante que ele seja pensado juntamente com as demais ações de branding, para que seja capaz de se destacar dos concorrentes e transmitir a essência do seu negócio, de forma clara e direta.
  • Criam uma primeira impressão muito mais favorável: lembre-se que no marketing direto a auto apresentação é muito importante e o cartão de visita possui um papel fundamental nesse momento, sendo responsável por captar a atenção do cliente e ajudar a sua marca a permanecer na memória dele mesmo depois da primeira reunião.

Muito além dos cartões de visita

Mas, de nada adianta ter um cartão de visita bem pensado, criativo e que se destaque dos concorrentes, se o restante dos contatos está em desacordo com a imagem que a sua empresa deseja passar.

Imagine que o seu stakeholder resolveu saber mais sobre o seu negócio acessando seu site ou suas plataformas sociais e descobriu que eles não são condizentes com o seu cartão de visita, ou seja, estão desatualizados e sem conteúdo suficiente. A boa impressão que você conseguiu passar durante a reunião pode se perder rapidamente.

Por isso, é sempre fundamental pensar a comunicação da sua empresa de forma integrada, afinal todos as partes são extremamente importantes e devem estar alinhadas da melhor maneira possível.

Além de um bom cartão de visita, é indispensável que uma empresa e uma marca sólidas e com credibilidade disponham de outras “primeiras impressões” igualmente bem planejadas, seja com um site responsivo e com conteúdo adequado, como com mídias sociais fortes e atuantes.

E, ainda, dependendo da sua área de atuação, é possível unir as duas plataformas. Existem muitos modelos de cartões de visita que se utilizam de tecnologias com interface digital, como por exemplo com o uso de QR Codes, que pode direcionar o cliente a uma página específica com mais informações sobre a sua marca, ou uma plataforma e-commerce, por exemplo.

Itens indispensáveis em um bom cartão de visita

Você já se convenceu da importância de ter um cartão de visita e também de estar com todos os contatos da sua empresa em sintonia com a imagem que a sua marca deseja passar, mas pode estar se questionando: afinal, o que é preciso para que o meu cartão de visita seja eficiente na comunicação da minha marca e se destaque dos concorrentes?

Veja alguns itens que não podem faltar em um cartão de visita:

  • Profissionalização: se os cartões de visita são a primeira impressão que alguém terá da sua marca, é fundamental que ela seja profissional. Por isso, nada de produzir o seu cartão de forma caseira.
  • Comunique-se adequadamente: é muito importante que o seu cartão esteja padronizado com o restante da sua comunicação, com o logotipo da sua empresa, seu nome e dados de contato de forma visível e fáceis de serem encontrados à primeira vista.
  • Não exagere na criatividade: cartões criativos podem chamar mais atenção em meio a várias empresas, mas, também podem atrapalhar na hora de se comunicar adequadamente. Tenha certeza de que a imagem que está sendo passada é condizente com os valores da sua marca.
  • Atualização: modificou o telefone? O e-mail não é mais o mesmo? Então você precisa atualizar o seu cartão de visita, afinal os dados de contato são extremamente importantes para que o seu cliente consiga localizá-lo, não é mesmo?

Ficou interessado sobre o tema? Quer modificar ou investir em cartões de visita certeiros para a sua empresa? Então venha bater um papo com um dos nossos consultores e descubra como a Tutto pode ajudar a sua marca a se destacar ainda mais.