Analisamos a comunicação de nossos clientes durante a pandemia
Analisamos a comunicação de nossos clientes durante a pandemia
Por Cássia Aulísio e Natália Sgrignolli
Na Tutto, acreditamos que Posicionamento de Marca é um caminho de evolução do negócio, marcado por escolhas e renúncias. Ao vivenciar um projeto de Branding, os clientes tornam-se os sponsors daquela decisão estratégica que eles, por meio da nossa facilitação e cocriação, ajudaram a desenhar. Além de acreditar no que a Marca é, cabe à eles a missão de adequar as prioridades da comunicação, planejar e executar um bom plano de rollout da marca.
Nas últimas três semanas, enquanto o mercado da publicidade se agitou para lançar seus vídeos corporativos “assustadoramente semelhantes” do Covid-19, nós fomos buscar entender como os clientes do nosso portfólio estavam administrando a imagem na primeira crise vivida com a nova marca.
Pelo propósito
A WDC Networks (@wdcnetoworks), distribuidora de tecnologia com atuação no Brasil e na Colômbia, apoiou-se em seu propósito para comunicar aos mercados que realmente acredita que a tecnologia existe para melhorar vidas. E que, por esse motivo, a empresa não pararia de fornecer produtos imprescindíveis que garantem a comunicação, a conectividade e o trabalho remoto das pessoas.
O CEO da empresa, Vanderlei Rigatieri, posicionou-se frente à crise de forma ágil usando um anúncio no Instagram oficial da empresa. Além de manter-se próxima de seus públicos, a empresa também provou seu otimismo anunciando seu resultado de vendas em março: aumento de 20,4% nas vendas em relação à fevereiro, graças à diversificação de seu portfólio. O crescimento deu-se na unidade de negócios de Telecom e foi matéria na pauta de Economia do Estadão: https://economia.estadao.com.br/blogs/coluna-do-broad/19807-2/
Foco nas Pessoas
A consultoria em Gestão de Riscos e Compliance Bravo GRC (@bravogrc), que vinha de um primeiro trimestre de muitas realizações, também não parou com a pandemia. Mesmo com as incertezas dos mercados, a empresa continuou colocando em prática suas ações de employer branding: manteve o recém-lançado programa de reconhecimento interno (alterando apenas para o formato online), ultrapassou a marca de mil seguidores no LinkedIn e lançou, ainda em março, o Programa de Trainee Plus One, cujo objetivo é capacitar universitários na área de Governança, Risco e Compliance.
Na área de Produtos, a Bravo GRC fez um incremento em seu portfólio com o “Risk Response”: dashboard que permite ao cliente acompanhar a vulnerabilidade e exposição a riscos, permitindo que a empresa tenha planos de ações efetivos. O Risk Response também foi desenvolvido com foco nas necessidades dos clientes e, como todos as soluções da Bravo GRC, usa tecnologias de ponta e um time de especialistas para adotar metodologias eficientes. Ainda durante a pandemia do coronavírus, a consultoria anunciou que aderiu ao movimento #NãoDemita. Desde então, o CEO da Bravo GRC, Claudinei Elias, segue estimulando que outros empresários o façam.
Essencial e flexível
A Pacer Logística (@pacerlogistica), cuja atividade é considerada essencial para que o Brasil enfrente a crise da COVID-19, lançou o movimento #ForçaLogística para motivar seus colaboradores e parceiros a operarem com excelência e todos os cuidados sanitários necessários para a continuidade dos serviços.
Desta forma, as equipes da Pacer espalhadas por 28 estados brasileiros mostraram sua capacidade imediata de agir. Com licenças da Anvisa para transporte e armazenagem de cosméticos, produtos de higiene pessoal, perfumes e produtos químicos perigosos, o trabalho da Pacer está sendo essencial na luta dos brasileiros contra essa pandemia.
Doadores de EPIs: segurança em primeiro lugar
A AES Tietê (@aestiete), geradora e provedora de soluções em energia elétrica, também atua fortemente durante a pandemia. Além de realizar a doação de mais de 50 mil EPIs para profissionais de saúde e incentivar que outras empresas também atuem em seus entornos, manteve o trabalho remoto para os colaboradores administrativos e alternou os times na operação.
Assim como muitas marcas, a AES Tietê está usando as redes sociais para promover conteúdos relevantes para seus atuais (e novos) seguidores: lives, vídeos e posts estão mostrando a participação do presidente da empresa, Ítalo Freitas, e também alguns bastidores com a participação de colaboradores.
Pra nós, que trabalhamos para Dar Vida às Marcas, esses são os resultados que mais importam. Ver nossos clientes agindo de acordo com seus propósitos nos mostra que tivemos a sensibilidade de captar a essência de cada negócio e das pessoas que ali estão. E essa se torna a forma mais autêntica de comunicação de todos os tempos: aquela que vem da alma!