6 passos para ter um site de sucesso em 2019
Bom atendimento, produtos/serviços diferenciados, preço competitivo, reputação no mercado e o que mais sua empresa precisa para decolar no ano que vem? A resposta é simples: um site incrível! Sim, para ter sucesso em 2019 é imprescindível contar com um site preparado nos mínimos detalhes para gerar vendas e, ao mesmo tempo, valorizar sua marca junto ao público-alvo. E não se engane sobre a importância de um site para o seu negócio:
- 43% dos consumidores pesquisam online antes de comprar algo.
- 80% das pessoas usam mecanismos de buscas para encontrar empresas locais.
- 80% dos internautas brasileiros usam a internet para buscar informações sobre empresas, produtos e serviços.
Os dados acima são oficiais do Google e reforçam o valor que um bom site tem. Imagine o seguinte cenário: um potencial cliente pesquisando sobre algo e, ao encontrar o site da sua empresa, não tem uma boa experiência? A chance de perder um bom negócio é enorme. Sua marca é prejudicada e o mesmo cliente, acredite, não voltará a acessar o mesmo site.
Para não correr estes riscos, fique atento(a) aos 6 passos essenciais para ter um site de sucesso em 2019!
1 – Planejamento e Estrutura geram um bom site!
Assim como em qualquer projeto de marketing e comunicação, um planejamento eficaz facilita o trabalho. É durante o planejamento, por exemplo, que a estrutura do site e a quantidade de páginas são definidas. Neste momento é essencial pensar em UX (user experience), ou em bom português, experiência do usuário. Esta é a competência que verifica a ordem dos conteúdos no site, como serão as páginas internas, quando e onde o cliente irá clicar, como será a apresentação de fotos e textos, tipo de formulário de contato e muito mais.
A UX compreende questões técnicas e emocionais que estudam o comportamento dos usuários online. Analisa suas preferências e restrições, fornecendo informações essenciais para a construção do site. Designers, redatores, programadores e as equipes de SEO bebem desta fonte durante seus trabalhos.
Importante: a navegação do site deve seguir uma ordem lógica, que facilite a vida do cliente. Como as pessoas procurariam pelos produtos em um site? Como gostariam de mandar uma mensagem? Responder questões assim é o primeiro passo para tirar o projeto do site do papel.
2 – O layout é uma vitrine
Após a definição da estrutura site, o passo seguinte é a criação do layout. O visual do site deve respeitar a identidade visual da marca em suas cores e formas. Lembre-se: um layout harmônico causa um impacto positivo logo à primeira vista. Pode ser o grande responsável pela retenção do usuário, por chamar sua atenção. Deve instigar o conhecimento, convencer a pessoa a navegar pelas páginas do site.
Pense no layout do site como a fachada/vitrine de uma loja em um Shopping Center. Existem muitas lojas no mesmo ambiente, não é mesmo? Com o seu site é exatamente assim! Somente em seu segmento, sem sombra de dúvidas, há centenas de empresas com sites bons e ruins, bonitos e feios, com muita ou pouca informação. Como o seu poderia ser diferente e chamar a atenção? Um layout incrível faz a diferença.
Dica: as fotos do site devem ser de ótima qualidade e leves para facilitar o carregamento. O layout precisa deixar claro quais são as informações mais relevantes. Assim como, também deve priorizar a experiência (navegabilidade) do usuário. Animações, cores berrantes e formas aleatórias provocam confusão e passam uma imagem de pouco profissionalismo. Deve haver equilíbrio e bom gosto, ok?
3 – Conteúdo e SEO: a fórmula do sucesso
Conteúdo é rei! Quem trabalha com marketing digital, está familiarizado com isso. Afinal de contas, um conteúdo de boa qualidade é o que transforma um site normal em um sucesso de acessos e, consequentemente, de conversões. Neste sentido, falamos de textos pensados, escritos e dispostos com inteligência no site. Para tal, invista em conteúdos exclusivos e criativos sobre seus produtos e serviços. Apresente institucionalmente sua empresa através de um texto bacana e fluído. Evite textos gigantescos e chatos. Seja objetivo ao propor CTAs (Call-To-Action) e favoreça o contato via site.
Neste passo, o(a) redator (a) é a figura central do processo. É ele(a) quem recebe, da área de planejamento, a estrutura do site e desenvolve os textos. É um trabalho que normalmente ocorre em paralelo à criação do layout, já que são assuntos interdependentes para publicação do site.
Lá vem o SEO!
Quando pensamos no conteúdo de um site, devemos pensar em Search Engine Optimization, o popular SEO. Sabe o que isso quer dizer? Trabalhar o SEO do site é colocar em prática ações e estratégias que possam gerar tráfego (visitas) orgânico ao site. É uma forma de preparar o conteúdo para o mesmo seja atraente ao público. O Google e outros buscadores de internet identificam sites com conteúdos relevantes e apresentam às pessoas quando estas realizam pesquisas. Sites com textos estruturados e que seguem as boas práticas de SEO, aparecem em destaque nas pesquisas. Por outro lado, sites que não trabalham o SEO, são deliberadamente postos em segundo plano.
Dica 1: tenha um blog! Um blog funciona como um canal de constante atualização para sua empresa. Ali você pode apresentar novidades e oferecer conteúdos interessantes aos consumidores. O famoso “inbound marketing”, por exemplo, tem no blog a principal ferramenta de sua estratégia. Textos informativos, que levam à reflexão, compartilháveis, entre outros, constroem a reputação digital do seu negócio e podem gerar grandes negócios. Confira mais no final deste post, na dica número 6.
Dica 2: O Google prioriza a exibição de sites com textos exclusivos e que seguem as práticas de SEO. Título, heading tags, H1, H2 e H3, uso de palavras-chave, URL otimizada e outros detalhes técnicos não podem ser esquecidos. Parece complicado demais? Entre em contato com quem entende de marketing digital! Fale com a Tutto aqui.
4 – Site responsivo não é somente um diferencial, é obrigação
Antigamente, um site só precisava ser bonito e ter conteúdo de qualidade para ser relevante. Hoje, além disso, precisa ser um site responsivo. Para quem não conhece a expressão, a gente explica: um site responsivo é aquele que se adapta a vários formatos de tela, como a computadores de mesa, todos os tipos de smartphones, notebooks, tablets, relógios e TVs inteligentes.
De sites institucionais a e-commerces, pense na responsividade. E tem um ótimo motivo para isso: 49% dos brasileiros preferem acessar a internet pelo smartphone! Sim, metade da população consome conteúdos digitais através de seus celulares e a tendência é que esta porcentagem cresça de 60 a 70% nos próximos anos. Os dados foram apresentados na pesquisa TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet (CGI.br).
“A internet saiu da mesa do trabalho e de casa. Está nas mãos das pessoas, na rua, dentro do metrô e durante a viagem para o interior. Seu site estará lá também?”
Sites responsivos devem ser pensados desde os primeiros momentos do planejamento. Desta maneira, as etapas de criação de layout e conteúdo seguem o mesmo caminho. Quando todos andam lado a lado, ruídos são evitados. O site é concluído com mais rapidez, sem comprometer o prazo.
5 – Programação
Podemos definir o trabalho de um(a) programador(a) como o de um volante dentro de um time de futebol. Ele não chama a atenção como um atacante ou um goleiro, mas sem ele o time não vai pra frente. Sem um(a) programador(a) de alto nível, o site não ganha vida, não é publicado. A programação viabiliza o layout do designer, o conteúdo do redator e a estrutura do planner. O “site de verdade” acontece neste momento.
É durante a programação que as animações do site ganham vida, que o menu de navegação passa a funcionar. Nesta etapa as fotos de seus produtos são inseridas no site. Aqui são feitos os testes do formulário de contato. Estamos falando de uma etapa normalmente mais longa, justamente por exigir muita atenção. São necessários vários dias de trabalho durante o desenvolvimento.
Dica: para criar um site leve e rápido, mantenha o conteúdo estático em cache. Otimize as páginas para exibição em todos os browsers e deixe o código sempre “limpo”. Também não se esqueça de reduzir o tamanho de fotos e vídeos.
6 – Atualize seu site com frequência!
Como vimos, o blog é uma ótima ferramenta para “refrescar” o conteúdo do seu site. Isso passa uma imagem positiva da sua empresa. Revela a preocupação com a constante atualização. Mostra que sua marca que entende as novidades do mercado. Para tal, é importante criar uma frequência de publicações. Trabalhe com textos focados em novidades do mercado ou sobre seus novos produtos e serviços. Aproveite para também compartilhar conteúdos interessantes ao seu público, pois isso gera tráfego ao site.
É através de um blog constantemente atualizado que a reputação da sua marca cresce. O Google, inclusive, adora isso em um site! Quanto mais conteúdos publicados no blog, mais páginas suas serão indexadas e eventualmente exibidas em pesquisas. O blog é uma estratégia inteligente de atualizar seus conteúdos e de se comunicar com seus públicos.
Um blog também facilita o processo de vendas, já que você pode trabalhar com conteúdos que visam o recebimento de leads qualificados que podem se tornar clientes. Por exemplo, ao publicar e-books de grande procura, como “10 passos para sua empresa crescer dentro da internet” ou “Descubra como ter rotinas mais produtivas em seu negócio”. Estes temas são muito procurados e podem ser disponibilizados mediante ao preenchimento de e-mail e telefone do interessado. Tais dados podem, dentro de uma estratégia de marketing digital, ser utilizados para disparos de uma série e-mails marketing com foco em vendas ou, se preferir, seu time comercial pode entrar em contato por telefone.
Case Tutto: site Terasoft
Aqui na Tutto, o processo de criação de sites segue rigorosamente os passos que acabou de ler. E como resultado, temos um portfólio que só cresce mês após mês. Hoje, compartilhamos um dos cases que representa muito bem o que podemos fazer você. Confira o projeto da Terasoft!
A Terasoft é especializada em software de gestão empresarial e chegou à Tutto procurando por um novo projeto. Um novo site, 100% reformulado em seu layout, conteúdo e estrutura. Desafio aceito e missão cumprida! Entregamos um projeto visualmente impactante e de acordo com a identidade visual da empresa, criando assim um universo de cores e formas coerente com o universo da marca.
Estruturamos o site para o mesmo saísse de fábrica 100% responsivo, pronto para ser acessado através de qualquer dispositivo. Desta maneira, ampliamos as possibilidades de negócio para o cliente. Outro ponto importante: o conteúdo foi pensado e criado de acordo com os principais padrões do Google. Em outras palavras, o site foi lançado já pronto para ser indexado no maior buscador da internet. Pronto para ser encontrado pelo público.
Como também fomos a agência responsável pela criação da marca e seu brandbook, o site fechou (até agora) um capítulo muito interessante desta parceria. Do surgimento dos primeiros esboços de uma nova marca, até a publicação do site, um caminho repleto de desafios que superamos passo a passo.
Agora que você conhece as principais etapas que levam à criação de um site, e também conferiu um case exclusivo da Tutto, que tal iniciarmos o projeto do seu site?
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