5 projetos de embalagem que deram o que falar
Ideias inusitadas geram diferenciais no ponto de venda e novas formas de interação com as marcas, além de se tornarem verdadeiros objetos de desejo.
Ideias inusitadas geram diferenciais no ponto de venda e novas formas de interação com as marcas, além de se tornarem verdadeiros objetos de desejo.
Na hora de cativar o seu cliente existem muitas possibilidades de surpreendê-lo. Além das promoções, propagandas e campanhas de marketing, uma maneira de se destacar pode ser com as embalagens. Modelos cada vez mais criativos – e inusitados- surgem a cada ano, aumentando o valor do produto e se transformando em verdadeiros objetos de desejo pelos clientes. Veja algumas inspirações que separamos que fizeram a cabeça de designers e outros envolvidos com as marcas:
- O leite que era vinho (ou o vinho que era leite?)
Desenvolvida pela empresa romena Ampro, a embalagem inusitada busca ‘disfarçar’ o produto. A sacada aconteceu quando os empresários notaram que muitos dos seus clientes não eram autorizados a receberem presentes e brindes, como as garrafas de vinho da marca.
Por isso, a solução encontrada pelos designers foi desenvolver uma embalagem de um item que pudesse ser recebido como presente sem maiores problemas, como uma caixa de leite. Porém, ao abrir o ‘brinde’, a surpresa é imediata, ao invés de leite, o cliente leva para casa um belo Pinot Noir. Criativo, não é mesmo?
- Garrafa Interativa
Esse é um projeto desenvolvido pela Heineken, buscando criar novas formas de o cliente experimentar a marca e o produto, de modo a gerar sensações diferentes.
A ideia era melhorar a interação social das pessoas enquanto tomavam cerveja. Por isso a “Heineken Ignite” é capaz de, através de wifi e microsensores, detectar pessoas brindando, bebendo ou curtindo a música ambiente. Como resultado, as garrafas se acendem e piscam enquanto as pessoas realizam essas ações. Além disso, a tecnologia também permite que esse movimento seja sincronizado com as batidas da música.
https://youtu.be/vlnjXlm2sm0
- A Coca Cola e a realidade virtual
Conhecida por estar sempre inovando em suas campanhas, a Coca Cola resolveu abraçar duas tendências muito em alta na sociedade: a realidade virtual e a sustentabilidade.
A campanha foi lançada no Natal de 2015, com um curta-metragem chamado “Uma Ponte para Noel”, contando a história do menino Matias, capaz de unir toda a cidade em torno do seu sonho de conhecer o Papai Noel.
Mas, buscando inovar, a Coca Cola foi além e lançou – junto com a campanha- uma animação exclusiva em que colocava o cliente no centro da história, vendo-a pelos olhos de Matias. Isso só foi possível graças aos óculos de realidade virtual que podiam ser montados a partir da embalagem desenvolvida pela Coca Cola.
Assim, as caixinhas de Coca (com algumas dobraduras) se tornavam um óculos exclusivo capaz de promover uma experiência totalmente única ao usuário e ainda se configurava como uma maneira criativa de promover a reciclagem.
Infelizmente, essa campanha não foi lançada no Brasil.
- Relógio submerso
Como mostrar que o seu relógio de mergulho é capaz, realmente, de funcionar mesmo embaixo da água? A ideia da marca Festina foi responder a essa questão de maneira literal.
Desenhada pelo designer alemão Ralf Schroeder, a embalagem é composta por um saco transparente de água destilada no qual se encontra o relógio da Festina.
Dessa forma, além de surpreender o cliente no ponto de venda, a embalagem é capaz de demonstrar que o produto não só é à prova de água, como foi desenvolvido para resistir a longos períodos submersos.
- Embalagem comestível
Imagina criar um lanche de sabor tão irresistível que você iria querer comer até a embalagem? Pois os executivos do Bob’s pensaram.
A rede de fast food apenas criou um evento teste da ideia, mas a intenção foi desenvolver uma embalagem a base de fécula de batata, óleo vegetal e água, que pudesse também ser consumida pelos usuários, diminuindo, assim, os resíduos gerados e contribuindo com a sustentabilidade.
Junto com a embalagem, uma campanha foi veiculada, mostrando que o consumidor não precisa ‘se controlar’ na hora de degustar o lanche e pode, até mesmo, comer com ‘embalagem e tudo’.
A ideia, entretanto, foi realizada apenas como teste e não está mais disponível em nenhuma unidade. Mas, se você quiser, ainda é possível conferir o vídeo da campanha abaixo.
As ideias podem parecer diferentes e, em alguns casos, até gerar um certo estranhamento, não é mesmo? Porém, a principal intenção é a de criar novas formas de interação dos clientes com os produtos, além de promover uma ‘louca vontade’ de obter as embalagens diferenciadas, que se tornam verdadeiros objetos de desejo.
Seja para promover um determinado evento ou campanha, ou seja para se destacar no ponto de venda, embalagens inusitadas e criativas sempre despertam a curiosidade dos consumidores. Se você está em busca de inovações para a sua marca, converse com um dos nossos consultores e descubra como a Tutto pode lhe ajudar!