Valor agregado no branding interno: a importância do contato visual com a marca
Eu, como profissional de produção em agências de comunicação há mais de 20 anos, acompanho com muito entusiasmo as novidades tecnológicas que direcionam as mudanças do mercado, em várias frentes. Hoje, contamos com equipamentos que tornam o processo de impressão mais rápido e com muito mais qualidade final. E isso, impacta diretamente no valor agregado das marcas. Principalmente, quando pensamos nos pontos de contato com os públicos de interesse (na famosa jornada do consumidor).
Dentro deste cenário de constante atualização, a responsabilidade de quem trabalha com produção é analisar todos os detalhes de um projeto e propor soluções assertivas. Estas, por sua vez, devem garantir o melhor custo x benefício. Além disso, paralelamente, fortalecer o propósito da marca.
Produção gráfica gera valor agregado
Por definição, a produção gráfica é um conjunto de estratégias e processos que visam a materialização do propósito da marca, seja através de um trabalho de ambientação interna da empresa, criação de cartão de visita, papelaria, etc.
No momento certo dentro de um planejamento de branding, todas as peças gráficas conseguirão reforçar com assertividade aquilo que a marca deseja comunicar, como ela deseja ser vista e percebida juntos aos públicos com quem se relaciona. Para tal, uma ferramenta que deve estar sempre ao lado de um (a) profissional de produção é o brandbook. Neste material estão todos os elementos essenciais que orientam a aplicação da marca. Destaco itens como cores e tipografia, restrições / variações de aplicações, dentre outros.
Ambientação impulsiona o branding interno
Percebo que a área de comunicação interna de uma empresa tem como principal objetivo trabalhar a missão, visão e os valores da marca. Assim como, também deve informar, em suas ações e de forma clara e precisa, a cultura da organização. Um trabalho de branding interno que estabelece um relacionamento contínuo com as pessoas, principalmente com os colaboradores.
Dentre as estratégias de branding mais indicadas neste cenário, e que tem relação direta com a minha área de produção, está a ambientação. Na minha opinião, uma das fases mais apaixonantes de um trabalho de branding interno. É uma etapa que registra (imprime) nos espaços comuns da empresa a identidade visual da marca, tornando-a acessível a todos, inclusive a clientes e fornecedores. Puro valor agregado!
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A ambientação garante uma experiência que gera valor agregado às marcas. Aqui na Tutto, por exemplo, trabalho diretamente com projetos nesta linha. Como no caso da Duratex, durante a implementação da ambientação de Propósito e Cultura da empresa:
Importância do contato visual com a marca
Acompanhar as etapas iniciais do planejamento de branding, ter o brandbook embaixo do braço para garantir a aplicação correta de todos os elementos da marca, direcionar trabalhos de ambientação, impressão de materiais… Isso faz parte do dia a dia de quem trabalha com produção dentro de uma agência de branding.
O contato visual com a marca gera aproximação e fortalece os laços da empresa com seus colaboradores. É “mais fácil” se relacionar e ter simpatia pela marca quando ela está presente 100% do tempo. E mais: quando se comunica com criatividade e profissionalismo.
E, através disso, percebo que o contato visual com a marca é essencial para gerar valor agregado. Quando as pessoas enxergam o propósito de uma empresa na ambientação do local de trabalho ou por materiais institucionais, como folders e cartazes corporativos, a mensagem é transmitida com maior velocidade e precisão.