Por que as marcas mudam de mercado?
Quando pensamos em territórios desconhecidos para as marcas, estamos nos referindo a mercados / nichos em que elas não atuam, que não têm nada a ver com seus produtos e/ou serviços. Imagine-se você, médico ou enfermeiro, trabalhando com construção civil? Ou como atleta olímpico? Em um primeiro momento parece loucura, não é mesmo? Porém, para algumas marcas, faz total sentido.
O nicho inicial pode não ser uma realidade eterna para algumas marcas que desejam ampliar seus horizontes. Que precisam se comunicar e criar relacionamento com públicos cada vez mais mutáveis. Sabe aquela empresa familiar que começou no mercado de sapatos há 120 anos e nunca ousou trabalhar com roupas ou acessórios femininos? A tendência é que negócios assim tornem-se menos competitivos nos moldes atuais.
As marcas atuam em mercados diferentes porque querem ser mais plurais
Marcas podem mudar de mercado porque sentem a necessidade de transformação, ganho de resultados (econômicos) ou porque desejam alimentar-se de atributos (intangíveis) que estejam associados a outros segmentos.
Caminhando em terras inexploradas: Pantone
É interessante notar que as marcas que decidem vincular suas imagens a produtos e/ou serviços de nichos até então inexplorados chamam muito a atenção. Além disso, quando acertam na estratégia, provocam aquela reação “Nossa, tem tudo a ver!”. Separamos exemplos de marcas que decidiram apostar esforços em nichos diversificados. O primeiro exemplo é a Pantone.
Para quem não sabe, a marca é responsável pela famosa Escala Pantone de cores que serve de orientação para a indústria gráfica, publicitária e até têxtil na escolha de tendências de cores para fabricação de produtos, embalagens, roupas e demais e variadas aplicações off e online. Quem trabalha na área sabe do que estamos falando (não é mesmo designers?). A marca acabou de lançar um jogo de tabuleiro (sim, isso mesmo): o Pantone: The Game!
No jogo, os participantes precisam adivinhar a identidade de personagens da cultura pop por meio das cores e formas abstratas relacionadas a eles. Mas, qual foi o objetivo da Pantone? Por que uma marca tão industrial decidiu entrar no mundo dos jogos de tabuleiros que é tão descontraído e jovem?
A resposta é simples: presença. A Pantone percebeu que já tinha/tem um nome consolidado onde atuava e que precisava ampliar seus horizontes, tornar-se mais conhecida junto a um público novo. Então, usou sua indiscutível presença no “mundo das cores” e fez um jogo… que utiliza cores! É um casamento perfeito. A marca identificou uma lacuna, um espaço onde poderia atuar e reforçar sua proposta de valor, e está apostando fichas em um segmento que só cresce em todo o mundo, os jogos.
Coca-Cola dos pés à cabeça
Não é novidade para ninguém que a Coca-Cola é parte da cultura pop. Uma empresa centenária, uma das marcas mais conhecidas e valiosas do mundo e que vai muito além do refrigerante. A Coca-Cola vende um estilo de vida por meio de suas bebidas. E, considerando este posicionamento, há anos a marca também comercializa linhas de roupas e de tênis com sua marca.
Por que isso?
As pessoas querem usar aquilo que a Coca-Cola representa. Querem se sentir parte dos ideais da marca. E há maneira melhor de viver este estilo que não seja através de roupas e calçados? O mais interessante é que nem todas as peças de vestuário, por exemplo, possuem seu icônico logotipo estampado. Em outras palavras, a marca reconheceu uma grande oportunidade de estar em um nicho que movimenta bilhões de dólares e que não tem nada a ver com as prateleiras dos supermercados. Tem até site que vende o look certo para homens e mulheres, além de várias campanhas publicitárias que exploram o #CocaColaClothing que reforça de forma cruzada a sua essência e sua razão de ser no seu mercado principal, como uma marca que transpira estilo de vida.
Toyota não vendia carro, sabia?
Todos conhecem a Toyota, afinal a marca japonesa fabricante de veículos é uma das líderes globais no segmento. Então lá vai: a Toyota começou sua trajetória, lá em 1907, como fabricante de tear elétrico! Sim, máquinas de tecer!
A Toyota, por ter sido fundada no começo do século XX, acompanhou de perto as grandes transformações japonesas em termos de sociedade e tecnologia, períodos de guerras, investimentos externos, etc. E soube muito bem aproveitar tais mudanças, como no início do século durante o boom da revolução industrial e durante a popularização dos automóveis da década de 1920 para frente. Hoje é praticamente impossível não associar a marca aos carros de alta tecnologia e qualidade indiscutível, mas tudo começou com uma máquina de tecer! E o que isso quer dizer?
Significa que sua marca precisa observar para onde o mundo caminha. Será que a Toyota chegaria até 2018 se continuasse vendendo somente máquinas de tecer? De fato, ela poderia ter permanecido como líder neste segmento por mais de um século. Porém falamos de um mercado muito pequeno comparado ao automotivo. Seu crescimento e faturamento não seria nem 1% da sua realidade atual. A Toyota soube se reinventar, ousou trafegar em territórios desconhecidos.
Estratégia e objetivos bem definidos
Voltemos ao caso da Coca-Cola. Será a que as linhas de roupas da marca seriam um sucesso só pelo design e criatividade das peças, ou a marca que endossa a iniciativa fez/faz alguma diferença? A Coca-Cola tornou-se líder mundial em seu mercado e, após isso, arriscou “cruzar” sua marca por outros mercados como parte de uma estratégia global que fortalece sua presença em seu mercado-chave, as bebidas, e a diferencia da infinidade de competidores de um mercado saturado.
Estratégia e objetivos bem definidos. Este é o ponto central para pequenas e médias empresas, também. Torne-se referência em seu mercado e, futuramente, arrisque-se em territórios desconhecidos desde que isso faça parte de uma minuciosa estratégia conectada aos seus objetivos de negócio, fortaleça os principais atributos de sua marca e conecte-a aos públicos. Coerência é algo que jamais pode ser questionado em uma marca realmente competente.
Fazer sua marca ser reconhecida e estabelecida, com propósito, coerência e consistência é uma especialidade da Tutto 😉 Somos apaixonados por branding e estamos preparados para caminhar com sua marca hoje e sempre!
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