Personal branding: qual é a sua marca pessoal?
A pergunta pode, em um primeiro momento, ser muito ampla e direcionar respostas no sentido da personalidade e no legado que uma pessoa deseja deixar. Porém, como estamos dentro do universo Tutto, “a marca pessoal” tem realmente o sentido de branding enquanto disciplina de comunicação. Hoje, falaremos sobre personal branding aqui no blog.
Personal branding é o que te garante exclusividade, o que te faz único.
É a gestão da sua marca como pessoa / profissional que faz a diferença graças à experiência que possui.
Fotógrafos, consultores de negócios, coaches, psicólogos, personal trainers e tantos outros profissionais podem desenvolver suas carreiras com sucesso sem, necessariamente, participarem de uma grande organização multinacional. Através do personal branding, você se torna CEO de você mesmo.
Com a estratégia correta, o personal branding alavancar sua carreira e trazer ótimos resultados. Porém, antes de tudo, é preciso que o(a) profissional realize uma reflexão muito importante: É isso que realmente quero? São estes valores que quero defender? Passar por uma fase de autoconhecimento é essencial para (re)afirmar sua posição em um mercado cada vez mais competitivo, que exige profissionais altamente capacitados e com propósitos bem definidos.
Não confunda personal branding com marketing pessoal
Sim, são tópicos diferentes. O marketing pessoal, como grande parte das inúmeras vertentes do marketing, tem como foco principal uma só coisa: vendas! O marketing pessoal usufrui de várias ferramentas para alavancar produtos/serviços de um profissional. Tem como objetivo satisfazer em curto prazo as necessidades dos clientes. O famoso “Quer saber como lucrar mais? Pergunte-me como” é um bom exemplo de marketing pessoal que um profissional pode fazer.
Já o personal branding é um conceito comprovadamente maior e que se sustenta em estratégias a longo prazo. Além disso, é um trabalho que exige a expertise de pessoas/agências que trabalham com gestão de marcas. Buscar uma identidade só sua no mercado é um desafio e tanto. Acertar no propósito que encontrará sua diferenciação é definitivamente o passo mais importante nesta jornada. Aqui na Tutto, por exemplo, utilizamos uma estratégia interessante em projetos de personal branding: o método Canvas.
Método Canvas
Desenvolvido por Alexander Osterwalder, pesquisador suíço, o método Canvas (mais conhecido somente como “Canvas”) é um processo menos burocrático e mais simples ao se iniciar projetos de marcas pessoais. Nele, é utilizado um mapa visual com diversos elementos ilustrativos que ajudam a esclarecer exatamente o nicho de atuação do cliente, suas propostas de valor, canais, fontes de receitas, atividades chaves, parcerias, estrutura de custos e diversos outros tópicos.
O método Canvas substitui metodologias tradicionais e pouco atrativas, como planilhas e documentos ultrapassados e cansativos, que não entusiasmam ninguém. A partir de uma condução dinâmica (sem deixar de ser profissional), é possível relacionar clientes, ofertas, infraestrutura, viabilidade financeira e outros pontos cruciais para um negócio. IMPORTANTE: por ser um modelo 100% focado no apelo visual, é fundamental utilizar cores e marcadores impactantes que, ao mesmo tempo, não poluam o quadro e posso direcionar a atenção naquilo que é realmente necessário.
Personal Branding x Branding Corporativo
Algo muito comum no mundo corporativo é associarmos líderes/empreendedores com suas empresas. Relacionamos Silvio Santos ao SBT, Mark Zuckerberg ao Facebook, Steve Jobs à Apple e por aí vai. Porém, nestes casos, estes profissionais não embarcam ou embarcaram em jornadas individuais. Não quiseram se afastar das empresas. O que isso quer dizer? É fundamental separar personal branding x branding corporativo. A marca da empresa é uma coisa e você é outra. Em um momento de ruptura, ao decidir encarar o mercado em um voo solo, é preciso se distanciar e encontrar aquilo que é somente seu. Obviamente, todo o know-how seguirá contigo e usar a força das marcas de onde você trabalhou como seus “reasons to believe” é sempre uma ótima estratégia, mas é essencial buscar independência.
Case Tutto: Alexandre Horta e Silva
Trabalhamos em vários projetos de personal branding. Hoje, destacamos neste post os trabalhos de criação de marca e site de Alexandre Horta e Silva, médico e psicanalista que decidiu migrar para o mundo da fotografia profissional e hoje coleciona exposições e reconhecimento à altura do seu talento.
Alexandre chegou à Tutto procurando por diferenciação. Deseja algo personalizado, que seu personal branding transmitisse através de uma marca e um novo site, tudo aquilo que pensa, seu propósito como profissional. Desafio aceito! Em conjunto com o cliente, colocamos nossa expertise na área de branding e chegamos a um resultado elegante e completo. Uma marca que representa o pessoal e o profissional. Uma simbiose entre estilo, ousadia, arte e com uma forte presença, inconfundível.
Também desenvolvemos o site responsivo, que se adapta a diferentes formatos de tela (computadores, notebooks, tablets e smartphones) e fortalece a marca do cliente.
E que tal você também investir em um trabalho completo e personalizado de personal branding?
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