Missão, visão e valores: o alicerce da marca

Criar uma marca com alma é o primeiro passo para brilhar no mercado!

Na teoria todo mundo sabe que antes de abrir uma empresa – ou seja, durante a fase de planejamento – é fundamental definir qual será o propósito do negócio. Criar a missão, a visão e os valores da empresa é uma etapa fundamental, principalmente as pequenas empresas, que têm desde o primeiro dia o desafio de diferenciar-se e disputar a preferência de seu público-alvo.

Criar uma marca com alma é o primeiro passo para brilhar no mercado!

Afinal, o que é a missão, a visão e os valores?

Por definição, podemos dizer que a missão define a razão de ser do negócio, a essência daquela empresa, o verdadeiro papel que ela tem na sociedade.

A visão está relacionada com os objetivos da marca em seu mercado de atuação e onde a empresa quer chegar no médio e longo prazo. Justamente por isso, é comum as empresas ajustarem sua visão com o passar dos anos – sem perder a essência do negócio, claro!

Já os valores estão relacionados aos ideais e ao conjunto de atitudes e comportamentos que balizam todas as áreas e as pessoas daquela empresa.

Porque é importante formalizar isso?

Nem sempre os empresários se atentam para a importância de formalizar (isso mesmo, escrever no papel ou no PowerPoint!) e disseminar a missão, visão e valores pela empresa.

Como os seus clientes e funcionários irão saber tudo isso se você não contar a eles? E como você saberá se seu time está ‘seguindo o plano’ e trabalhando para alcançar aquilo que se propôs, se não engajou sua equipe nestes compromissos?

Comunicar de forma clara e acessível a missão, visão e valores da empresa é fundamental.

Ela pode orientar importantes tomadas de decisões (por exemplo, se algum funcionário está em dúvida sobre o que fazer em determinada situação), ajudar o empresário em processos de inovação, aquisições e venda de ativos ou até mesmo contribui para o fortalecimento da cultura corporativa, tornando a empresa um local atrativo para se trabalhar.

Como isso está ligado ao marketing e à comunicação da marca?

Embora a definição de missão, visão e valores estejam ligados à administração do negócio, são elementos fundamentais para o branding. Pense como uma agência de comunicação poderá criar campanhas mais assertivas para a sua marca, sem compreendê-la?

Conhecendo o planejamento estratégico, o gestor de comunicação (seja ele interno ou de alguma agência terceirizada) pode entender exatamente quais atributos sua empresa precisa transmitir ao mercado, seus clientes e parceiros, criando campanhas mais adequadas. E o melhor: na prática, isso é igual a otimização de investimentos!

Agora que você já está convencido da importância de definir a missão, visão e valores da sua empresa, que tal compartilhar conosco? Juntos podemos pensar em estratégias de comunicação da sua marca para diferenciá-la no mercado? Converse com nossos especialistas e descubra como podemos potencializar todas as qualidades e inovações de sua PME ou startup.