Digital Branding: a identidade da sua marca na internet
A internet revolucionou o poder de propagação e de conexão das marcas com seus públicos. Diante dessa realidade, o ambiente digital passou a ser mais um ponto de contato que merece atenção.
Por David Castro
Usar plataformas digitais para aumentar o alcance das marcas e atingir públicos cada vez mais assertivos é o propósito do Digital Branding, uma prática dentro da comunicação que cresce exponencialmente nos últimos anos. Com um custo/benefício atrativo, ferramentas amigáveis e uma grande variedade de recursos à disposição, fica cada vez mais acessível construir uma marca na internet.
Entretanto, construir o posicionamento digital de uma marca não é algo tão simples. Requer estratégia (saber onde se quer chegar), disciplina (manter foco no que deve ser feito), personalidade (sim, toda marca tem a sua e deve ser respeitada no ambiente digital também) e constância (na internet, frequência é fundamental). Daí é só começar a se relacionar com o seu público, que pode estar em qualquer lugar do mundo!
O Digital Branding – ou e-Branding – é uma excelente estratégia para aproximar marcas e pessoas e criar relações a partir de abordagens emocionais. Selecionamos algumas dicas para quem quer começar a posicionar sua marca na internet:
Crie sua persona digital – Construa uma identidade única para que a sua marca adote no ambiente digital. Isso ajuda a direcionar o discurso da marca e a manter os traços da personalidade, independentemente da plataforma que você estiver utilizando.
Pense estrategicamente – Defina a estratégia ideal para o negócio e tenha clareza dos objetivos que quer alcançar com o digital branding. Saiba separar a vaidade do que é resultado efetivo. Cuide para que a sua marca não tenha uma “crise de identidade” na internet.
Seja fiel ao seu posicionamento – É muito importante buscar coerência entre linguagem e posicionamento. Se a sua marca trabalha com conteúdo em mídias sociais, blogs, entre outras plataformas, é essencial que o estilo e o conteúdo destes canais sejam compatíveis com os valores e atributos da sua marca.
Transparência é a alma do negócio – Seja honesto nas relações que a marca constrói na internet. Para isso, humanizar a relação e ter empatia com o público são características fundamentais. Em casos de questionamentos, curiosidades ou debates sobre o seu posicionamento, seja maleável quanto as críticas e menos robótico nas respostas.
Evite o “faça você mesmo” – O digital branding não surte efeito da noite para o dia e não deve ser atribuição de qualquer pessoa. Colocar profissionais à frente do planejamento, estratégia e execução são de extrema importância para a assertividade da sua marca. Conte com a Tutto para fazer sua marca crescer, aparecer e fazer a diferença na vida das pessoas.