Posicione sua marca em 2015
Uma mensagem coerente e que enalteça os diferenciais da sua empresa pode ser a mais poderosa estratégia em um ano de retração, como o que temos pela frente.
Tudo o que se vê e lê nos noticiários em termos político e econômico é que teremos um ano de retração em 2015. Devido à incertezas do Brasil e do mundo, muitas empresas têm adotado uma postura de cautela e de redução de seus investimentos.
Me arrisco a dizer que a grande maioria delas – se já não começaram a fazer em 2013, 2014 – apostarão neste ano na revisão de seus processos, na redução de custos operacionais e na diminuição do turn over. Então são, sem dúvida, medidas legítimas e importantíssimas. Entretanto, não diferenciam as empresas perante o mercado. Não agregam valor imediato à imagem da marca. Não conectam marcas aos seus consumidores!
Em um tempo de incertezas e dúvidas, sairá na frente a empresa que inovar em termos de mensagem. Especialistas em branding já afirmam que “passarão ‘ilesas’ por 2015 as empresas que se posicionarem de forma transparente acerca de seus valores corporativos e que comunicarem com clareza os diferenciais de seus produtos ou serviços.
Se você quer fortalecer a imagem do seu negócio para que ainda mais clientes se identifiquem, confiem e escolham a sua marca, comece já a pensar em branding. Não se esqueça de:
- Definir claramente (e verdadeiramente) a estratégia da marca: conheça e determine qual a proposta de valor do seu negócio; qual a visão, missão e valores; como é o posicionamento para o mercado e, por fim, que é o propósito (razão de existir) de sua marca;
- Alinhar a comunicação: a partir das definições estratégias, garanta que todas as mensagens e ações da marca estejam coerentes para seus públicos interno e externos;
- Marcar presença: as pessoas estão conectadas. É inevitável que sua marca esteja, de fato, inserida na vida do seu consumidor. Além de mapear os pontos de contato mais relevantes (e que valham cada centavo de seus investimentos em publicidade), crie conteúdos que conectam-se com seus públicos.
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