Marcas bem resolvidas ajudam pequenas empresas a crescerem

Marcas fortes oferecem benefícios comerciais tangíveis e fazem com que o consumidor se fidelize

Marcas fortes oferecem benefícios comerciais tangíveis e fazem com que o consumidor se fidelize

Já falamos aqui da importância do branding para as pequenas e médias empresas, porém os pequenos empresários ainda não conseguem visualizar o quanto ter uma marca forte pode ajudar na hora de maximizar os lucros – já que esse é o principal objetivo de todos os negócios.

Lembre-se que uma marca é muito mais do que um logo com um bom design ou um site informativo. Ela está relacionada a todas as promessas que o seu negócio faz aos clientes, as metas, os valores, as filosofias e tudo o que você realmente poderá oferecer.

Por isso, marcas bem resolvidas, que possuem definição de quem são e onde querem chegar, costumam ser mais bem aceitas pelos clientes, gerando fidelização e aumento dos lucros. 

Custa muito caro fortalecer a minha marca

Esse é um dos mitos que faz com que os pequenos e médios empresários acabem por não investir em branding como deveriam. Na verdade, fortalecer a sua marca pode ser um investimento mais acessível e certeiro de expansão dos lucros do que aumentar a sua atuação e o seu mix de produtos, por exemplo.

Pense que ao ter uma marca forte e consolidada o seu produto se tornará mais valioso e desejado no mercado, porque os seus diferenciais e valores estão sendo divulgados de maneira correta.

Quando o consumidor consegue compreender a essência da sua empresa é mais fácil para ele confiar no que você está vendendo e assim se tornar fiel, deixando de ‘trocá-lo’ por concorrentes quando houver flutuações no mercado, novos produtos ou até mesmo nessa época de crise que vivemos.

Marcas fortes vendem mais

Não importa se você é grande ou pequeno. Se o consumidor aceitar que a sua marca é forte e tem valor de mercado, ele irá procura-la e, consequentemente, você venderá mais – um valor superior aos concorrentes.

Mas, para isso, é preciso que você se comunique de maneira certeira, saiba explorar seus diferenciais e incluí-los como atributos do seu produto, demonstre seus valores e a sua essência e esteja em sintonia com as expectativas dos seus clientes.

No mundo atual, mais do que produtos, as pessoas consomem marcas. Elas gostam de exibi-las como uma extensão do seu comportamento e de serem reconhecidas pelos produtos que usam.

Um bom trabalho de branding pode despertar no seu cliente essa vontade de exibir a sua marca, porque ele passará a reconhecer nela os mesmos valores que possui e a sua marca será então muito mais buscada e desejada. Não raro, algumas empresas possuem marcas mais valiosas do que os produtos que vendem, e isso somente acontece graças a identificação do público alvo com a marca em questão.

Como ter uma marca forte?

Infelizmente, em branding, não existem fórmulas prontas capazes de produzir marcas consistentes. É preciso, sobretudo, que você conheça muito bem o seu público alvo, seus desejos e expectativas e tenha certeza de que a sua marca é capaz de suprir essas vontades.

Conhecer o seu negócio também é fundamental para ter uma marca forte. Saiba exatamente quais são os seus diferenciais e os seus valores, explore a essência da sua empresa, seja autêntico e preze sempre pela qualidade nos serviços.

E, claro, conte com uma boa equipe de branding, capaz de lhe ajudar a alcançar as metas, aumentar os lucros e fidelizar os clientes. Para isso, converse com um dos nossos consultores e comece agora mesmo a fortalecer a sua marca e a vender mais.