Branding para PMEs: muito além da identidade visual

Mais do que desenhar uma identidade visual, o branding é capaz de transmitir ideias, valores e sensações ao seu cliente – criando um diferencial para a sua marca e fortalecendo-a

Mais do que desenhar uma identidade visual, o branding é capaz de transmitir ideias, valores e sensações ao seu cliente – criando um diferencial para a sua marca.

Apesar de parecer uma palavra complicada, branding está ligado a todas as ações relacionadas à gestão da sua marca que visam transmitir aos seus clientes e stakeholders quais são os seus valores, sua missão e suas crenças. Por isso, quando usado de maneira estratégica, o branding é capaz de lhe ajudar a aumentar suas vendas e lucros, além de se configurar como uma opção diferenciada na mente dos seus consumidores e públicos estratégicos.

Entre as ações de branding está incluída a identidade visual da sua marca, porém, atenção: este é um dos pontos dos quais o branding cuida, mas não o único.

Por que você como médio e/ou pequeno empreendedor deve investir no trabalho de branding para a sua marca?

Muitos empresários até ‘suam frio’ quando escutam falar de branding, pois acreditam que em seus pequenos e médios negócios essa não é uma necessidade (e sim um gasto supérfluo). Mas, acredite, ter um bom projeto de branding pode fazer toda a diferença na hora de alavancar a sua marca, passar mais credibilidade e profissionalismo aos seus clientes e públicos, além de aumentar os seus lucros.

Quando falamos em pensar uma estratégia de branding, estamos propondo criar todo um mapa capaz de orientar a marca, incluindo um símbolo gráfico para ela, mas também as ideias e valores capazes de modificar o comportamento das pessoas e fortalecer a união das mesmas com a sua empresa.

Estratégia de branding para PME’s: indo além da identidade visual

Marcas grandes e pequenas, em geral, iniciam seus negócios compondo a sua logomarca e definindo a sua identidade visual. Porém, os pequenos empresários costumam parar nesse ponto e deixam de impulsionar as suas marcas por falta de conhecimento da importância do branding e da gestão estratégica da marca.

As pequenas empresas precisam ter consciência do que querem transmitir ao seu consumidor e, dessa forma, não apenas vender um produto ou serviço, mas fornecer uma boa experiência. Isso significa estar preocupado e atento aos desejos e sentimentos dos seus clientes. Diferenciar-se no mercado é uma questão de sobrevivência, pois as pessoas não estão apenas interessadas em comprar produtos, mas, sim, em fazerem parte de algo, se identificarem com aquilo que consomem e encontrar produtos que expressam sintonia com seus valores e sentimentos.

É nesse ponto que o branding ganha força, pois uma boa estratégia é capaz de envolver o seu cliente, transmitir os valores corretos e fazer com que a sua empresa seja diferenciada no mercado.

Mas eu não tenho muita verba para investir em branding, e agora?

Este é um dos maiores mitos comunicacionais. Engana-se quem pensa que investir em branding é muito caro ou totalmente fora dos padrões dos pequenos e médios empresários. Para construir boas estratégias de marca é necessário que você conheça muito bem o seu público, esteja atento às suas necessidades e vontades e seja capaz de divulgar os seus diferenciais.

Pense se a sua publicidade realmente está vendendo quem a sua marca é. O que os seus clientes pensam da sua empresa? Existem maneiras de melhorar? Como atender melhor as vontades e desejos dos seus clientes? Crie vínculos com seu público alvo, deixe claro a sua visão de negócios e trabalhe para que a sua empresa seja reconhecida pelos seus diferenciais que podem ser a sua inovação, sua qualidade na prestação de serviços ou sua maneira inusitada de se comunicar com seus clientes.

Não se esqueça que todos os grandes já foram pequenos um dia, mas trabalharam duro para chegar lá, inclusive projetando os caminhos para construir uma marca forte e diferenciada.

Se você está interessado em desenvolver novas estratégias de branding para o seu pequeno ou médio negócio, venha conversar com um dos nossos consultores. Estamos sempre em busca de novas parcerias e desafios.