Online X Off line: separar não faz mais sentido

Para não jogar dinheiro fora: conheça o seu público e invista em campanhas que favorecem a convergência das mídias.

Para não jogar dinheiro fora: conheça o seu público e invista em campanhas que favorecem a convergência das mídias.

Há algum tempo, as agências costumavam segmentar as ações de uma campanha de comunicação entre online e off-line. Isso fazia com que todo o planejamento e peças e linguagem fosse direcionado para cada um dos casos. Porém, com o avanço das tecnologias e da interatividade, fazer essa separação já não é algo que faça sentido.

Estamos diante de um novo consumidor e isso independe do seu segmento ou área de atuação. O mundo mudou e as pessoas que estão nele, também! Para que a mensagem da sua empresa seja assertiva e os resultados com o investimento em marketing apareçam, você precisa ir a fundo para CONHECER o seu cliente.

Sim. Compreender as mudanças pelas quais ele está passando, suas necessidades, seus hábitos, percepções sobre o mercado, suas influências e, principalmente, suas dores.

“Hoje, a internet tem um peso muito grande sobre as decisões dos consumidores brasileiros: cerca de 80% dos clientes pesquisam o preço na web antes de comprar um produto.”

Apesar disso, veículos tradicionais como a TV, o jornal, as revistas e o rádio ainda têm um papel importante na vida dos brasileiros e são vistos como meios de alta credibilidade e solidez.

On ou Off?

Cada uma das mídias possui suas singularidades, segmentações de público e condições para se anunciar. A comunicação offline continua sendo importante para tangibilizar a marca, dar credibilidade e aumentar a confiança do consumidor. Já o marketing digital, que tem crescido absurdamente nos últimos anos, traz ofertas de mídia mais acessíveis, uma incrível velocidade de propagação de conteúdo e uma enorme capacidade de impactar milhares de pessoas – de qualquer lugar do mundo!

engaje nas redes sociais

O que as campanhas devem buscar atualmente é a CONVERSÃO DAS MÍDIAS, ou seja, sua mensagem/campanha deve usar todos os canais e pontos de contato disponíveis de maneira interligada. Você certamente pode notar essa tendência: ao assistir o jornal na TV, deve ter visto imagens de determinado acontecimento que foram enviadas por internautas e, talvez, você mesmo já tenha usado algum aplicativo para sugerir matérias. Perceba que a comunicação está muito mais integrada, utilizando todas as tecnologias possíveis para atingir o seu propósito.

O mesmo deve acontecer com a publicidade.

“Campanhas que trabalham com a conversão de mídias tendem a impactar mais os consumidores, além de permitirem maior interação com a marca e atingir um nível ótimo de atenção de quem recebe a campanha.”

Ou seja, estar em vários meios, com uma campanha capaz de conversar entre eles é a tendência atual do marketing.

Para que a sua marca impacte cada vez mais o público, não adianta apenas anunciar em um veículo tradicional de comunicação ou investir unicamente em campanhas pela internet. Sua empresa precisa estar presente em ambos, com uma campanha criativa, que converta todas as tecnologias e aproxime o seu cliente da sua marca.

Muitos são exemplos de ações assim, como campanhas de promoções que aliam ponto de venda e internet, chamadas em comerciais de TV que convidam o cliente a interagir pelas redes sociais, vídeos nos comerciais de TV que possuem continuação no Youtube – e vice versa-, entre outros.

Se você se interessou pelo tema e acredita que a sua marca precisa repensar suas estratégias de comunicação, que tal bater um papo conosco? Entre em contato com os consultores da Tutto Branding e Comunicação e descubra como podemos dar vida à sua marca.