Sua marca tem personalidade?

Saiba como algumas marcas obtém sucesso e conseguem conquistar espaço na mente de seus consumidores.

Saiba como algumas marcas obtêm sucesso e conseguem conquistar espaço na mente de seus consumidores.

Todo mundo já conheceu alguém que, logo nos primeiros momentos, ‘não foi com a cara’, ou então alguém que lhe despertou imensa simpatia, não é mesmo? Pois você sabia que essa situação também pode ocorrer com as marcas? Isso tudo acontece devido ao sentimento que elas despertam nos consumidores.

Com o aumento crescente do número de novos empreendimentos – e por consequência novos concorrentes-, muitas vezes nos perguntamos como o consumidor poderá escolher por determinada empresa em detrimento de tantas outras. E, na maior parte das vezes, essa decisão está relacionada ao ‘feeling’, ao sentimento de empatia e pertencimento despertado em nós por determinada marca. Assim como ocorre quando conhecemos novas pessoas.

E você pode estar se perguntando, mas, afinal, de onde vem esse ‘envolvimento sentimental’? Marca é o espaço que um negócio ocupa na mente de seu público consumidor. Marcas com personalidade – que têm e demonstram seus valores tangíveis e intangíveis, seus diferenciais e se posicionam com clareza – são as que mais conseguem conquistar e manter seus clientes.

O processo de construção da personalidade de uma marca

Assim que o negócio passa a fazer sentido para quem o dirige e para quem consome seus produtos ou serviços, podemos dizer que ele está “pronto” para começar a definir sua estratégia de marca. Colocar no papel quais são os objetivos, com quem e por quem a empresa vai trabalhar e como ela vai gerar valor para esses consumidores é o primordial deste processo.

Missão, Visão e Valores devem ser criados para refletir a verdade e as competências que a companhia irá entregar.

“Ter um propósito e conhecer o potencial de entrega da empresa irão ajudar a criar uma personalidade realmente única e diferenciada para a empresa.”

O passo seguinte é pensar a identidade visual e verbal do negócio. Se fosse uma pessoa, seria como criar um estilo, uma roupa, uma forma de se manifestar, de conversar… Nesta etapa são criadas a logomarca, os equities visuais da marca, o manual de uso (brandbook). Um material personalizado e completo que tem a função de diferenciar o negócio no mercado e especialmente em meio à seus concorrentes.

O uso constante e correto dessa marca, as experiências que ela irá proporcionar e a frequência com que será vista por seus potenciais consumidores será o diferencial para ela garantir o tão desejado espaço na mente de seus consumidores!

O que tudo isso tem a ver com o marketing?

Clientes que pensam de maneira semelhante são mais propícios a criar vínculos emocionais com uma marca que dialoga com ele. E o melhor: quando o consumidor está satisfeito, ele se torna o principal propagador da empresa, fazendo a boa e velha divulgação boca-a-boca e trazendo novos clientes para você.

 

personalidade da marca_variasDefinir a personalidade da sua marca é fundamental na hora de fazer o planejamento estratégico de comunicação da sua empresa. Isso irá ajudar os gestores a pensarem em campanhas e ações que trabalhem de uma forma completa e impactante – sendo capazes de divulgar e fortalecer na mentalidade dos seus consumidores a essência da sua marca, fazendo com que os mesmos sintam-se conectados a ela.

Não se esqueça que o gerenciamento de marcas é uma das funções mais importantes para qualquer empresa, pois trabalha com aspectos que estão intimamente ligados com a mentalidade dos consumidores e com o sentimento dos mesmos.

Marcas sem personalidade, fracas e com valores flutuantes jamais são perdoadas pelos clientes e estão fadadas ao esquecimento no turbilhão de novidades que surgem diariamente. Por isso, conte com uma equipe capaz de lhe ajudar a fidelizar seus consumidores. Converse com os nossos consultores e descubra como a Tutto Branding e Comunicação pode dar vida à sua marca para que ela conquiste de vez o coração dos seus clientes.