Qual o estágio da sua marca?

Construir uma marca forte está ao alcance de empresas de todos os portes, segmentos e ambições. Basta ter planejamento, disciplina e coerência entre o que seu negócio é, faz e fala.

Por Cássia Aulísio

O desejo de toda marca é conseguir o tão disputado espaço na mente de seu público consumidor. Quando isso ocorre, o reconhecimento da marca, a preferência do consumidor e a convicção vem à galope. E, como todo bom entendedor, você já sabe que esses ingredientes são a fórmula do sucesso para a empresa vender e manter-se competitiva no mercado.

Seja qual for o seu ramo de atuação ou o porte do negócio, estipular objetivos para sua marca é o primeiro passo para um trabalho de branding eficaz.

O objetivo número 1 deve ser o reconhecimento. Para isso, a marca deve apoiar-se em apelos visuais (ou seja, caprichar no design!), em recursos auditivos e até olfativos como itens de diferenciação. Além do que, o uso de ícones, símbolos, sons e cheiros da marca são eficientes estímulos para a memorização.

Já na fase de disputar a preferência do consumidor – segundo objetivo a ser estipulado para a marca – o sucesso está totalmente relacionado ao posicionamento da empresa. Em poucas palavras significa dizer que, se a promessa da marca é materializada nos seus produtos ou serviços, a expectativa do consumidor será atendida e sua preferência conquistada.

Apesar de parecer simples, fazer o consumidor escolher a sua marca em detrimento à concorrência é o objetivo mais complexo e desafiador. Isso porque é um processo que vai além das promessas do marketing: envolve esforços de toda as áreas da empresa. Além disso, falhar nessa fase pode colocar em risco o trabalho e o investimento feitos na etapa anterior, a de reconhecimento.

O terceiro objetivo da marca fica a cargo da retenção dos clientes e da atração de novos consumidores. É nesta fase em que as ferramentas de marketing e comunicação são altamente eficazes, pois levam a mensagem da marca para quem já está disposto a ouvir.

E você, já consegue responder: qual o estágio da sua marca?

Se você está buscando por agências focadas em PMEs e Startups, que tal conversar com um dos nossos consultores? Descubra como juntos podemos tornar a sua empresa ainda mais forte e a sua marca mais memorável aos clientes.