Porque o Branded Content é tão importante para a sua marca

Branded Content é um dos termos mais mencionados  dentro de empresas que estão trilhando o seu posicionamento de marca. Mas, afinal, o que é branded content e porque não devemos confundir esse tema com marketing de conteúdo?

Vem com a Tutto que, em 3 tópicos, vamos te explicar como funciona o branded content e porque ele é um pilar tão importante dentro da estratégia de comunicação:

 

1 – Branded Content= conteúdo de marca

Branded content significa o mesmo que “conteúdo de marca”.  Ou seja, o que está em jogo não é somente o seu produto ou serviço, mas o quão interessante a sua marca é para o seu público.

É por meio dos conteúdos que uma marca gera que se estabelecem os diálogos. Mais do que ser lembrada pelos seus produtos ou serviços, uma marca precisa captar a atenção do seu público em diferentes momentos, não somente na hora de decidir sobre a compra. Valores, causas que defende, tom de voz, autenticidade, notoriedade e relevância são premissas que devem pautar o branded content.

Conhecer bem seu público-alvo faz com que você consiga traçar uma estratégia de branded content sólida e, ao mesmo tempo, flexível e adaptável para os canais de relacionamento, sejam eles online ou offline.

 

2 – Marketing de conteúdo e Branded Content não são a mesma coisa

É comum achar que marketing de conteúdo e branded content são a mesma coisa. Porém, viemos aqui para afirmar que não são!

Enquanto o marketing de conteúdo tem a clara função de performance – ou seja, são materiais criados com a intenção de captar a atenção de um possível cliente no momento de compra e/ou em canais em que ele se mostra propenso a isso – o branded content aparece em momentos aleatórios, em situações que estão relacionadas ao estilo de vida de seu público-alvo. É quando a marca fala de si – do que ela acredita, como ela enxerga tal situação, o quanto ela está ali para te entreter e assim por diante. E é nesse ponto que ocorre a fidelização do seu cliente e, por isso mesmo, considerada uma estratégia tão preciosa!

 

3 – O Branded Content aplicado

Geralmente os conceitos ficam mais claros quando vemos cases reais. Por isso, escolhemos a campanha Dove “Real Beleza” para destacar como os pilares do branded content foram solidamente construídos e sendo adaptados, tornando-se uma causa da marca em pautas que estão sempre atuais.

 

Campanha Dove “Real Beleza”

 

Nesta ação, a Dove focou sua campanha em conteúdo de marca e esteve atenta à representar, em suas peças:

. Aderência com o público alvo: ao incluir mulheres com biotipos diversificados e reais, a beleza comum/real tornou-se um fator importante para a criação de vínculo emocional não apenas com os produtos da marca, mas também com o conceito de diversidade da beleza. Então o apelo ficou grande e abrangente.

. Mensagens estruturadas e tom de voz assertivo: baseada em experiências reais de mulheres que estão em processo de aceitação de seus corpos, a campanha contou com relatos espontâneos para estabelecer uma conexão genuína entre a marca e o seu público. Colocar o próprio público falando de sua marca cria o conhecido – e poderoso – endosso social.

. Estudo de canais e adaptação às plataformas: a partir do entendimento do content branded, foi traçada uma estratégia para cada um dos canais de atuação. A Dove foi pioneira em criar um site compilando esses depoimentos, com o mote de “ajudar mulheres a perceberem seu potencial de beleza pessoal”. Além disto, criou storytelling específico para os demais canais de comunicação: Youtube, Facebook, Instagram e Twitter.

Vale lembrar que esta estratégia de branded content foi criada em 2004 como parte de uma ação global de marketing da Unilever, pioneira ao apresentar seus produtos em peças publicitárias com foco na diversidade do público consumidor de sua marca. Esse posicionamento de marca se mantêm até os dias atuais, de forma sólida, mas atualizada.

A atual campanha da Dove é o projeto #NosMostre (#ShowUs) e parte da premissa de que cerca de 70% das mulheres ainda não se sentem representadas pela mídia ou pelas propagandas.

Para mudar essa realidade, a Dove uniu-se ao Getty Images, a comunidade global de fotógrafas GirlGaze e à mulheres de todas as partes do mundo para criar o projeto #NosMostre – a primeira biblioteca de fotos acessível ao público para romper estereótipos de beleza em todo o mundo nas suas mais diversas formas.

Atualmente, são mais de 5000 imagens de mulheres fotografadas por outras mulheres, promovendo e possibilitando uma visão mais inclusiva da beleza, para uso de toda a mídia e publicitários.

O Branded Content é estratégico e importantíssimo para a sua marca.Mas só consegue fazer isso bem, marcas que se conhecem. Que tal vir para Tutto para construirmos, juntos, esta importante relação de valor para a sua marca?