Branding e Celebração: marcas que comemoram de forma autêntica

Motivos para celebrar não faltam nas empresas.

Seja  ON ou OFFLINE,  o branding é um elemento fundamental na forma de comunicar esta celebração. Da implementação de um projeto que melhorará processos até a conquista de novos clientes ou a entrada em um novo mercado,  todos esses acontecimentos são marcos que merecem comemoração.

O foco deve estar nas respostas para algumas destas perguntas: o meu público de interesse está sendo impactado pelo meu propósito? Estou comunicandoos porquês desta celebração de forma consistente? Essa conquista é relevante para o meu cliente ou mercado de atuação? Estou trazendo algum ineditismo para a gestão da minha marca? Essa ação faz sentido com a personalidade da marca?

Essas, por exemplo, são algumas das questões que devem ser levantadas sempre que se busca impactar o público, incluindo os momentos de celebração.

Confira 3 exemplos práticos de marcas que souberam usar de forma coerente sua identidade verbal para inovar na hora de celebrar!

 

1 –Posicionamento de marca e consistência SEMPRE

A forma de falar sobre a diferença que o seu negócio faz no mundoé muito importante para a estratégia de branding, já que isso faz com que você alimente a paixão e construa relações sólidas com o seu público.

Nas redes sociais muitas empresas acabam tendo um efeito reverso,aproveitando-se de memes e situações do momento para tentar conquistar as pessoas com determinadas ações que não lhe são comuns. E o resultado é desastroso!

Porém, esse não é o caso da MAC Cosmetics, que há 25 anos constrói sua história com a comunidade LGBTQ+ a partir do seu famoso batom Viva Glam.

Para comemorar os 25 anos desse importante produto para a marca e para comunidade, além de apoiar durante o mês de junho diversos eventos da comunidade LGBTQ+ nos Estados Unidos, lançou também a coleção #MACLOVESPRIDE com diversos produtos como blushes, sombras, glitter nas cores da bandeira do arco-íris.

Além disso, essa celebração foi acompanhada de doaçõesde US$ 500 mil para a GLAAD (Gay &Lesbian Alliance Against Defamation), uma organização não-governamental dos Estados Unidos com foco no monitoramento da maneira em que a mídia retrata esse público.

 

2 – Estimule formas criativas de mostrar o valor agregado da sua marca nas celebrações

A NBA, nos últimos 3 anos, capricha para comemorar os jogos finais das temporadas. Para os fãs de esporte, a NBA House é um dos eventos mais aguardados em São Paulo. Pensada nos mínimos detalhes, a casa contou neste ano com mais de 20 experiências do universo da marca, mesclando inovação, entretenimento, diversão e paixão pelo esporte.

Na última edição, o grande destaque foi uma quadra digital que proporcionou ao visitante uma experiência de realidade virtual em que ele poderia mergulhar no vestiário dos atletas e conhecer uma exposição de camisas e tênis das lendas do esporte.

 

3 – Utilize datas e momentos para celebrar a sua história

Trabalhar datas comemorativas é sempre muito importante! Seja para abordar uma data do calendário geral ou uma data especial para a sua marca. Por isso, procure trabalhar de forma que você possa contar uma história interessante, sem cair no lugar comum.

Aqui podemos destacar a ação que a Burberry fez em 2016 para comemorar seus 160 anos.

A proposta, contada através de uma série de peças de comunicação, tinha como objetivo mostrar como a marca se posicionava dentro da memória de patrimônio de moda e história britânica.

Na peçachave da comunicação, um comercial intitulado “The Tale of Thomas Burberry”, mostrou uma série de fatos que se ligam à história do público inglês com a essência sofisticada da marca, sempre sob a ótica deste personagem.

O ponto aqui é não somente a história que foi contada, mas principalmente como ela foi contada.

Pensando na sua realidade ao gerir uma marca, existe consistência nos momentos de celebração? Qual é a melhor forma de contar a história da sua empresa?

A Tutto pode te ajudar neste momento, vamos co-criar!