Love Brands: o valor de marcas com sentimento
Localizado na superfície medial do cérebro, o sistema límbico é o “setor” responsável pelas emoções e comportamentos sociais de cada pessoa. Nesta região, estão os neurônios e células que fazem as relações daquilo que nos impactam emocionalmente, de uma forma quase não racional. É exatamente nesta região que as Love Brands têm cadeira cativa. A terminologia Love Brands é uma variação adotada pelo mercado de branding e comunicação a partir de “Lovemarks”, um termo publicado pela primeira vez no livro “Lovemarks: o Futuro Além das Marcas, de Kevin Roberts, CEO da Saatchi & Saatchi”. Segundo o autor, uma love brand somente é configurada quando o consumidor consegue se identificar por aquilo que a marca representa, seu propósito e valores, e não somente atrativos frios como preços, promoções, descontos, etc.
Quando você se inscreve em um curso, não está comprando as aulas, está comprando aprendizado. As pessoas buscam transformação.
Love Brands não têm clientes
Você não leu errado: as Love Brands não têm clientes, elas têm seguidores fiéis, verdadeiros embaixadores da marca. E isso acontece porque as pessoas procuram algo a mais nos dias de hoje. A tradicional relação de empresa X consumidor, ou vendedor X comprador, ficou no passado. E, para conquistar um espaço de destaque na mente e coração das pessoas, as Love Brands trabalham com 5 focos:
1 – Experiência: as Love Brands seguem a jornada do consumidor em todos os pontos de contato e, com isso, criam uma experiência fantástica.
2 – Emoção: devem ter uma comunicação / postura leve, divertida e fazer as pessoas felizes.
3 – Engajamento: seu público precisa sentir confiança e ser leal.
4 – Propósito: deve existir uma identificação pessoal, de crenças e valores. O compartilhamento de uma visão de mundo e de futuro.
5 – Manutenção: uma Love Brand deve criar produtos, serviços, atendimento, comunicação, pontos de venda e toda sua estratégia de marca ao encontro de um ótimo desempenho nestes territórios junto aos seguidores.
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Exemplos de Love Brands
Coca-Cola
Quando o produto principal da sua empresa não faz exatamente bem para a saúde, como proceder? A Coca-Cola decidiu criar uma mitologia em torno da sua marca. Ela não comercializa / comunica diretamente o sabor do refrigerante ou seu preço. Ela vende o conceito de felicidade. Uma Love Brand na mais pura essência, que conquistou um lugar de destaque no coração das pessoas, no imaginário do público em geral. E, como consequência, já há muitas décadas é uma das marcas mais valiosas do mundo. No último ranking Best Global Brands, de 2018, a empresa de refrigerantes de Atlanta foi avaliada em US$66,3 bilhões, sendo a quinta colocada atrás apenas de expoentes da tecnologia: Apple, Google, Amazon e Microsoft. Nubank e The Body Shop Amar algo ou alguém é resultado de reações químicas que ocorrem no cérebro. E, externar isso, é tornar público que você realmente está apaixonado (a) e quer gritar para todo o mundo o quão forte é esse amor. Separamos dois exemplos de posts nas redes sociais que colocaram Nubank e The Body Shop em um outro patamar:
Demonstrações públicas de amor reafirmam que algumas pessoas não se enxergam apenas como clientes comuns, mas sim como embaixadores. Querem externar o amor que sentem e assumem o compromisso com as marcas com que se relacionam. Uma relação emocional que é explicada no artigo “O Sentimento de Amor por uma Marca” (The Feeling of Love Toward a Brand) que foi publicado pela Universidade Paul Cezanne Aix-Marseille, da França. Segundo o texto, há 3 dimensões do amor que são transformadas dentro do contexto de consumo. São elas: desejo, afeição e decisão totalmente relacionada ao comportamento).
Somente grandes marcas podem ser Love Brands?
Com a estratégia correta de branding, toda marca tem potencial para se tornar uma Love Brand. Não importa o tamanho da empresa ou tipo de produto ou serviço que oferece no mercado. Através da disseminação de seu propósito exclusivo, honesto e impactante, é possível se comunicar verdadeiramente com o coração e conquistar o amor do público. E a Tutto está ao seu lado para fazer isso acontecer de forma sustentada e natural.