Branding e valor agregado: principais estratégias

“Deslizes de ‘personalidade’ podem ter efeito catastrófico nas relações estabelecidas entre clientes e marcas, que hoje em dia são pautadas por identificação e confiança”.  

É com este alerta que a nossa CEO, Cássia Aulísio, destaca a importância das empresas terem clareza de seu propósito e de apostarem nos aspectos de sua cultura para transformarem-se em marcas incríveis! O branding possui as ferramentas certas para ajudar marcas a gerarem valor e esse é o assunto do post de hoje, aqui no Blog da Tutto 😉  

“Empresas que têm visão além do lucro e sabem quais impactos desejam causar no mundo estão prontas para assumir uma personalidade forte, única e possível de ser adotada em todos os processos de comunicação”. E é justamente na equação entre comunicar e agir que mora a oportunidade das marcas gerarem “valor agregado”. 

Aqui na Tutto, separamos as principais estratégias dentro de quatro tópicos centrais: Estratégia da Marca, Design e Expressão, Comunicação e Digital. Confira na sequência!

 

Estratégia da Marca que gera valor agregado

Quando abrimos a “caixa de ferramentas” para criar estratégias e brand insights, lançamos mão de alguns serviços que são essenciais para entender as motivações, anseios, desafios e principalmente os desafios de mercado que a marca enfrenta:

Diagnóstico de Branding: são realizadas pesquisas, entrevistas em profundidade, grupo focais entre outras técnicas de investigação para identificar oportunidades e pontos-chaves, dentro de cenários reais, para agregar valor à marca. O diagnóstico é uma etapa essencial dentro de qualquer projeto de branding.

Plataforma da Marca: momento de definição do propósito da marca, onde sua personalidade é moldada, considerando os objetivos de Posicionamento da empresa. A plataforma deve ser coerente, engajadora e indicar formas sólidas e sinérgicas para que ocorra a tão esperada diferenciação da marca na mente do consumidor. Ela orienta toda a comunicação da empresa. Veja abaixo um vídeo de workshop de Plataforma da Marca da Tutto:

Matriz de Relacionamento: estratégia para inserção do propósito da marca no mercado. O contexto mercadológico é analisado para que a melhor abordagem seja definida, os canais certos sejam escolhidos. Desta maneira, com todas as ações bem alinhadas, é possível gerar valor agregado contínua e diretamente com os públicos certos. A matriz de relacionamento orienta cada etapa / tomada de decisão para que as ações presentes e futuras, de comunicação, tenham coerência à plataforma da marca.

Gestão da Marca: é o gerenciamento de toda a comunicação (por mais complexa que seja) da marca. No caso de uma agência de branding, como a Tutto, este papel consiste em indicar e coordenar parceiros diversos que prestarão serviços à empresa. Uma responsabilidade que garante a autenticidade de todos os trabalhos, o cumprimento dos objetivos planejados em etapas anteriores.

Quer saber mais sobre estratégia de marca para gerar valor agregado?

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Design e Expressão da Marca

Envolve cores, formas, símbolos verbais e visuais para que estejam 100% alinhados ao propósito da empresa. O processo de construção pode envolver os seguintes serviços:

Naming: criação de um nome que representa o propósito da empresa e a posiciona com distinção no mercado e, principalmente, na mente do consumidor.

Veja no Blog da Tutto: como o naming pode direcionar os seus negócios?

 

Marca e Identidade Visual: é a tradução visual da “razão de ser” da marca. Dentro desta estratégia, cada  cada cor, signo ou símbolo é responsável por revelar e concretizar a proposta de valor do negócio.

Tom de Voz: através da definição de um universo verbal próprio, a marca adquire características que moldam o seu tom de voz. Mostra quem é, de fato, em todos os pontos de contato on e offline. O Tom de Voz revela o verdadeiro “jeito de ser” da marca.

Brandbooks e Guidelines: são usados para normatizar os sistemas visual e verbal da marca. Regras são estabelecidas para aplicação da marca em todos os pontos de contato. O objetivo é garantir coerência e consistência da comunicação, servindo para orientar diferentes fornecedores que trabalham para a marca.

Confira cases da Tutto de Design e Expressão.

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Comunicação

Acreditamos que dentre as principais estratégias de branding que geram valor agregado, a comunicação tem um papel de destaque. Ela expressa interna e externamente o propósito de forma verdadeira.

Valor agregado: ações criativas contribuem para o valor que as pessoas atribuem às marcas.

Engajamento e Relacionamento: ações que buscam ativações criativas e os melhores canais (os mais efetivos) para promover a comunicação da empresa com seus targets. Aqui, o trabalho de planejamento de uma agência de branding faz toda a diferença para garantir assertividade em relação a meios e públicos estratégicos.

Campanhas: dão vida a estratégias e planejamentos. Do pontual, corrente ou global, as campanhas de comunicação impactam públicos internos e externos. Cumprem a missão de divulgar e fortalecer a imagem e propósito da marca. São ideais para lançamento de produtos e serviços.

O portfólio da Tutto conta com estratégias de comunicação assertivas, sabia?

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Digital

O ecossistema digital é plural e mutável. Todo dia tem algo novo, uma tendência que devemos observar e considerar. O branding é digital também.

Site: institucionais ou temporários/promocionais, os sites representam os pontos de convergência de campanhas de Google AdWords e até mesmo divulgação nas redes sociais. Uma boa estratégia de branding deve considerar a criação de sites responsivos e planejados. Sites que tenham foco em performance (SEO, UX-Design, Conversão).

Veja no Blog da Tutto: 6 passos pater ter um site de sucesso em 2019

 

Mídias Sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube… Cada rede social tem sua finalidade. Cabe à marca saber como se comunicar em cada uma delas, respeitando sempre sua Personalidade e Tom de Voz. Todas são relevantes ao seu negócio? Depende! Uma estratégia de branding aponta o(s) caminho(s) certo(s).

Blogging: gerar conteúdo na internet é fortalecer a reputação da marca como autoridade em um determinado assunto, dentro de um segmento. Mostra conhecimento, fortalece seu propósito e entrega informação aos públicos de interesse.

Veja o que uma agência de branding pode fazer pelo digital da sua marca.

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