O poder da influência na comunicação: o que aprendemos com o Fyre Festival?
Semanas atrás eu assisti ao documentário Fyre Festival – Fiasco no Caribe, lançamento da Netflix. Embora fosse um programa dominical, sem a pretensão de gerar algum trabalho ou estudo, não teve como não relacionar a história com a nossa área de comunicação. De tão trágica produção, podemos aprender – e muito! – com esse filme, que é baseado em uma história real.
Fyre Festival mostra como se dá a construção de uma marca. Diga-se de passagem, gostei muito do design, essencialmente por meio das mídias sociais e do trabalho com influencers.
A pedido dos produtores do evento, o empresário Billy e o cantor Ja Rule, uma agência tornou-se parceira do festival com a missão de criar uma marca que realmente atraísse a alta elite americana e a promover a iniciativa. Equipes de estratégia, planejamento e de design se uniram para conceituar o evento, que prometia ser a maior experiência de luxo da história. Algo sem precedentes, que contaria com shows de Blink-182, Major Lazer e Migos, ambientes paradisíacos e espaços de hospedagens que esbanjaria conforto e beleza. Além disso, garantiria a participação de influencers e modelos famosas.
Tudo aconteceria na ilha que tinha sido de Pablo Escobar e depois em Exuma, nas Bahamas. Os preços dos ingressos iam de US$ 500 (R$ 1.600) a US$ 12 mil (R$ 38 mil), de acordo com a Associated Press.
Só que simplesmente nada disso existiu!
Fyre Festival: afinal, o que realmente aconteceu?
O fiasco deve-se à não realização de tudo aquilo que a marca/festival propôs em suas mensagens, causando uma enorme frustração entre os convidados, que até o último momento foram enganados por uma falsa promessa de marca. Teve até vídeo oficial de lançamento:
Esse filme revela o grande poder da influência na comunicação. Apoiados em uma campanha totalmente aspiracional, propositadamente ou não – a equipe de comunicação trabalhou desconectada da produção e área operacional do evento.
Ao meu ver, o documentário Fyre Festival – Fiasco no Caribe é uma aula não só para empresários, estrategistas e comunicadores, mas também para produtores de eventos, advogados e psicólogos, pois o perfil do empreendedor que arquitetou friamente tudo isso é realmente estarrecedor.
Lições aprendidas com o Fyre Festival
Gosto de tirar lições de todos os conteúdos que consumo e, com isso, aplicá-las no meu dia a dia à frente da Tutto. Compartilho aqui o que esse filme me ajudou a comprovar:
- A estratégia da marca deve estar 100% conectada ao negócio. Sem isso, vira comunicação sem conteúdo, sem legitimidade;
- Qual o limite para as promessas de uma marca? Entrar no vale-tudo pode ser perigoso demais! É possível fazer comunicação persuasiva;
- Comprar influência para postagens pode se tornar uma cilada de over promise da marca. Fuja disso e evite perda de valor para o seu negócio!;
- Além do compromisso com a verdade, fica clara a importância do Planejamento. Como em ativações e eventos, seja lá qual for o porte.