Reputação de marca: um exercício de branding de dentro para fora

A vivência do Atendimento como gestor de um projeto de Branding e participante ativo na construção da reputação da marca

É inegável a alegria de ver um projeto sair do papel, ver o esforço e a competência de todo time da agência ali, diante dos seus olhos, funcionando como uma engrenagem a pleno vapor. E dentro deste cenário, privilegiado é o papel do Atendimento, que pode acompanhar e apoiar seus clientes por meio da gestão próxima ao projeto. Dos primeiros passos até o seu destino. Mas, será que um projeto de branding tem mesmo final?

A verdade é que não. Vamos analisar o caminho percorrido: um projeto de branding tem início na fase de diagnóstico e passa pela construção da plataforma da marca, identidade verbal e visual, sua matriz de relacionamento e tantos outros passos que podemos acompanhar, apoiar e viver junto ao cliente. E o resultado? Ele está em permanente desenvolvimento e aprimoramento, gerando outros pontos que contribuem para a reputação da marca.

A reputação positiva da marca, como já falamos aqui no Blog, é de forma geral a soma de todos os atributos que ela possui, resultando em uma boa percepção aos olhos de todos os seus stakeholders (todos os pontos de contato), e claro, principalmente de seus clientes. Dentro do universo de branding e considerando o papel do atendimento, é fundamental que toda e qualquer forma de comunicação que objetive a construção dessa reputação, se desenvolva sem ruídos e esteja SEMPRE alinhada ao propósito da empresa.

Confira: 6 dicas para melhorar a reputação da marca

 

Branding na prática em prol da reputação da marca

Devemos compreender que vivemos em um mundo interligado. A troca de informações é muito veloz e, por isso, a reputação de uma marca pode aumentar ou sofrer uma drástica diminuição em questão de minutos. Considerando este cenário, não há mais espaço para o “parecer ser”: o SER VERDADEIRAMENTE e de forma CONSISTENTE é requisito obrigatório, um cuidado diário.

Justamente por isso, todas as pessoas relacionadas à marca devem caminhar de mãos dadas, na mesma direção. E é nesse ambiente com um time alinhado que o seu propósito é legitimado. A consequência disso, é ver todas as pessoas envolvidas trabalhando pelo “fazer acontecer”, acreditando verdadeiramente num ideal, compreendendo o sentido do que é defendido. Cabe dizer, que esse time engloba também os fornecedores e prestadores de serviços como agências de branding e de publicidade em geral 🙂

Dessa forma, é quase que automático que todas as ações individuais passem a ter um senso coletivo em prol da marca e questionamentos como os que você verá abaixo passam a nascer:

  • O resultado das minhas ações contribuem para o todo?
  • Fazendo isso, me sinto parte do time?
  • Estou remando na mesma direção para fazer acontecer?
  • Minha entrega corresponde às expectativas de quem vai recebê-la?

E assim, alinhados num mesmo sentido, o exercício em prol de uma marca sólida, verdadeira e engajadora tem início: inevitavelmente neste movimento de dentro para fora sua reputação passa a ser construída.

Atendimento na gestão de branding

Já reparou quantas marcas são expostas negativamente por não entregarem a experiência positiva que prometem? Por ter um SAC, por exemplo, que não age de forma condizente com as suas premissas? Sabe quando o discurso não “casa” com o que realmente acontece? Deslizes assim impactam na reputação de uma marca e podem ser irrecuperáveis.

PERIGO!

Hoje, trabalhando diretamente na gestão de um projeto de branding interno para um cliente multinacional, posso vivenciar de perto como tudo funciona. Como a reputação de uma marca é construída. Para tal, afirmo sem sombra de dúvidas que um time engajado gera mais resultados! E tudo passa por processos constantes de cocriação entre cliente e agência.

Quando todos caminham juntos, soluções assertivas surgem com maior naturalidade. O propósito da marca passa a fazer parte do “mindset” das equipes e até mesmo alguns processos internos passam a ser aprimorados para diminuir burocracias e encurtar distâncias, sejam elas entre fornecedores, projetos ou públicos-alvo.

Tudo isso, todos os detalhes, são acompanhados de perto (sempre) pela equipe de atendimento!

Muito além de briefings, cronogramas e check-lists. O atendimento de uma agência de branding deve ser parte da vida dos clientes, dos seus projetos. E é exatamente assim aqui na Tutto 😉 Diariamente procuro potencializar o propósito dos clientes em cada ponto de contato dos quais tenho interação. Começando pelo nosso time, que trabalha dia após dia planejando, criando e entregando estratégias focadas em resultados, impulsionando marcas!

Sempre juntos, sempre com propósito.

Como dizemos por aqui, a palavra branding não traz o radical “ing” por acaso. Ele existe porque a gestão de uma marca está sempre em movimento!

Confira mais: como um bom planejamento diminui o gap entre estratégia e gestão de marca?

 

Vamos conversar sobre o seu projeto de branding ?

Estamos preparados para ser a agência de branding que caminha ao seu lado, que defende o propósito da sua empresa. Vamos conversar?

 

 

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