Como o Naming pode direcionar os seus negócios?
O naming pode direcionar os negócios de uma empresa por diversas razões, sendo a primeira delas, a mais clara: o nome da sua empresa, assim como de seus produtos e serviços é o primeiro contato do público com aquilo que sua empresa oferece e acredita. É justamente por isso que um bom trabalho de naming faz toda a diferença para direcionar os seus negócios.
Por definição, Naming é um processo criterioso que envolve a criação de um nome de uma empresa, produto ou serviço, alinhado ao propósito de um negócio. Não é somente escolher um “nome pelo nome”, mas sim um processo detalhado, planejado e executado com um objetivo bem claro: impulsionar sua empresa, direcionar seus negócios.
O nome deve gerar identificação junto aos públicos internos e externos. Deve ser simpático, de fácil entendimento e conseguir transmitir tudo o que aquela marca acredita, o que defende. Quando pensamos em “Havaianas”, já associamos a marca com praia, sol e lazer, não é mesmo? E a “Microsoft” não é algo que nos remete à tecnologia? Ao optar por tais nomes, estas empresas intencionalmente já direcionaram seus negócios, passaram uma mensagem clara sobre o que desejavam.
Naming: produtos e serviços alinhados ao seu propósito
Naturalmente, nomes de produtos e serviços são definidos após o trabalho inicial de Naming da empresa. Faz todo o sentido, não é mesmo? A importância de se respeitar esta ordem é facilmente percebida quando passamos a considerar e/ou descartar possíveis nomes (de produtos e serviços) que se apresentem próximos e/ou distantes do propósito institucional.
É mais “fácil” realizar um trabalho de Naming para produtos e serviços quando a empresa já passou pelo mesmo processo durante a criação do seu nome. Da mesma maneira, erros que podem comprometer no sucesso de vendas destes produtos e serviços, também podem ser evitados. Imaginemos o seguinte cenário, utilizando uma marca fictícia:
A empresa “Brasil com S” trabalha com confecção 100% nacional, com matérias-primas nacionais, suas cores institucionais são o verde e o amarelo, sua comunicação exalta a brasilidade da marca e o público-alvo é formado por pessoas que gostam de consumir produtos brasileiros, que adoram a própria cultura.
Por não contar com o apoio de uma agência de branding especializada em Naming, ao decidir lançar uma nova coleção, a marca apresenta a linha “Brazilian T-Shirt”, para homens. O uso de estrangeirismos pode, de fato, funcionar com diversas marcas. Vivemos no dia a dia exemplos disso, mas não é este o caso. O propósito da empresa, do nosso exemplo, é valorizar sua produção nacional, seu brasileirismo.
Por que, então, o nome de uma coleção em inglês?
Será que o público-alvo vai aceitar?
Um erro estratégico, de escolher nomes para produtos e serviços não-condizentes ao propósito da empresa, pode gerar muitos problemas, quedas nas vendas e estagnação. Um trabalho de Naming adequado, que considera todos os aspectos do universo e personalidade da marca, pode facilmente evitar este tipo de escolha.
3 regras para colocar em prática
Cada caso é um caso, assim como acabamos de ver no exemplo acima. Não existe um padrão, um só modelo do que deve ser feito. Esta, inclusive, pode ser considerada a “regra zero” de qualquer projeto. Cada marca possui um universo, uma linguagem, um tipo de mensagem, uma personalidade. Um propósito. A marca não pode abrir mão do seu propósito em nenhum momento, inclusive ao pensar em seu nome e dos seus produtos e serviços. Todavia, algumas regrinhas devem sempre ser consideradas neste processo:
1 – Nomes curtos e de fácil lembrança: no caso de empresas que trabalham com o público final, faz toda a diferença escolher nomes de fácil memorização, nomes curtos. Exemplos: Apple, Nike, Disney, Nestlé e Skol. Perceba, também que são nomes de fácil escrita e com boa pronúncia, que têm uma boa sonoridade.
2 – Evite cópias: JAMAIS escolha nomes semelhantes aos dos concorrentes, que possam gerar dúvidas. A dica aqui é realizar pesquisas aprofundadas. Além disso, verifique se o nome escolhido está disponível para utilização. Para tal, você pode consultas nas redes sociais e na internet em geral (pesquisando no Google, por exemplo) e também nos sites do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial e Registro.br, este último apresenta todos os domínios de sites registrados no Brasil.
3 – Detalhes: tenha a certeza que o nome escolhido, seja para uma empresa, produtos ou serviços, não tenha conotações negativas em diferentes regiões do país ou ao redor do mundo. Neste ponto, pesquise sobre a origem das palavras e se há gírias que possam gerar confusão.
Quer saber mais sobre os passos do trabalho de branding? Clique abaixo e confira outro post que publicamos aqui no blog sobre o tema:
Blog da Tutto: da concepção à criação do nome
Naming by Tutto: case Bendito Coworking & De Cá Pra Lá
Quando falamos que um bom trabalho de naming pode direcionar negócios, falamos com propriedade de quem tem cases neste sentido. Hoje, apresentamos dois para você: Bendito Coworking e De Cá Pra Lá.
No caso do Bendito Coworking, por exemplo, o espaço colaborativo de trabalho chegou à Tutto sem um nome para o negócio, mas com um propósito bem claro: valorizar e incentivar o posicionamento cristão dos fundadores do coworking e, ao mesmo, se apresentar e sustentar uma imagem moderna e atualizada. Para chegarmos ao naming e plataforma de marca, realizamos entrevistas, analisamos o mercado e apresentamos um estudo aprofundado sobre a persona ideal do negócio.
Confira mais detalhes acessando o Case deste trabalho realizado pela Tutto.
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O nome “Bendito”, significa “O que é abençoado”, ou seja, um direcionamento bem claro sobre o que a empresa deseja no mercado. Em termos técnicos, vai ao encontro das boas práticas de naming. É um nome que gera identificação e que traduz o propósito da empresa. Também é de fácil leitura e pronúncia, um nome curto e de fácil aplicação on e offline.
Já o naming “De Cá Pra Lá” representa o que o negócio de fato é: uma empresa especializada em organização e aproveitamento inteligente de espaços. Com profissionalismo, simplicidade e ao mesmo tempo criatividade, as sócias propõem facilitar o dia a dia das pessoas em ambientes funcionais e organizados, muitas vezes apenas “mudando as coisas de lugar”. Com este nome, a proposta foi deixar claro o core business, além de ser agradável à leitura e com ótima pronúncia. A identidade visual criada para este cliente também garantiu a leveza da marca e trouxe versatilidade para o uso.
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