Importância do branding para empresas em fase de crescimento
Você planejou os primeiros passos da empresa, estudou o mercado, concorrentes e fez uma projeção de crescimento considerando altas e quedas. E o branding? Empresas em fase de crescimento, seja crescimento de estrutura, pessoal ou de participação no mercado, devem olhar com carinho e de maneira estratégica para suas marcas.
Sim, sabemos às vezes não sobra tempo para pensar e executar estratégias de branding no dia a dia de empresas que estão crescendo. São muitas tarefas e responsabilidades, não é mesmo? Todavia, mesmo com tudo, é neste momento que o branding deve entrar em seu radar. Lembre-se: o trabalho de branding representa o propósito da sua empresa e ao ser bem planejado e executado, hoje, sustenta o crescimento de amanhã… e por muitos e muitos anos.
Como uma empresa alcançará o sucesso sem ter uma base bem definida sobre seus processos? Em quais mercados poderá atuar? Como deseja ser reconhecida pelo público? Qual linha de comunicação será adotada? Tais perguntas são respondidas num planejamento de branding 😉
Branding é a base para tomada de decisões importantes
O crescimento de uma marca pode ser representado por uma aventura, uma jornada. São vários os caminhos a escolher, uns mais fáceis e outros nem tanto, ameaças e oportunidades, e muitos desafios pela frente. E o branding, nesta fase de crescimento, tem a mesma função de um mapa aberto à mesa. Através do branding é possível pensar nas “rotas” que sua empresa irá seguir pelos próximos anos. E, convenhamos: é mais fácil tomar decisões quando sabemos por onde devemos caminhar.
Ao desenvolver um trabalho de gestão de uma marca, suas decisões podem ser tomadas com um ótimo embasamento e direcionamento. Em outras palavras, não serão medidas definidas por acaso ou achismos. O branding dá o suporte necessário, até porque ele representa a essência e propósito da sua empresa, para que uma ação mais arriscada, uma medida mais ousada, possa ser eventualmente tomada sem risco à imagem da sua empresa. Dá a confiança na medida certa para explorar o potencial da marca num mundo de transformações mercadológicas, tecnológicas e comportamentais.
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Durante o crescimento, é preciso criar diferenciação
Como já falamos por aqui sobre “Marketing de Diferenciação” (leia post completo), este é um elemento crucial para uma marca mudar de status. Para crescer e aparecer no mercado, é preciso propor algo diferente, ter um posicionamento bem claro sobre o que sua marca é e/ou deseja ser. Inclusive, neste mesmo post do blog que falamos de marketing de diferenciação (link acima), ressaltamos que a mente do consumidor de hoje é como uma folha em branco. Ela precisa ser preenchida pelas marcas, produtos e serviços que têm a ver com o que ele/ela pensa como ideal.
É puro branding!
Todavia, durante uma fase de crescimento da empresa, é normal passar por momentos de oscilação e até mesmo de uma pequena confusão sobre o que marca representa. Estas são arestas que devem ser aparadas o quanto antes para que não existam ruídos no futuro. E o branding tem papel fundamental nisso, afinal é uma metodologia que se aprofunda em todos os aspectos da marca:
- Qual linguagem é ideal para sua marca?
- Como sua empresa se relaciona com os clientes?
- O propósito é alinhado às expectativas do público-alvo?
- Missão e valores descrevem bem o que é a empresa?
- Seu discurso de vendas está definido?
- Há um manifesto da sua marca?
Ao alinhar tais aspectos, você uma personalidade exclusiva para sua marca crescer com autoridade e se comunicar com clareza. Sabe quando o pensamos “Essa marca sabe do que está falando” ou “Só mesmo aquela empresa poderia fazer isso”. Isso é diferenciação, é branding na veia!
Cresça com personalidade!
Muito do sucesso das grandes marcas pode ser explicado a partir de suas personalidades. Sim, toda marca tem uma personalidade que a faz única. É como uma pessoa que passa a ser reconhecida por ser mais extrovertida ou séria. Não fazemos estas associações a toda hora? Por que seria diferente com as marcas?
As grandes marcas, já em seus primeiros anos de vida, adotaram personalidades que deveriam passar (e, de fato, passaram) a guiar suas ações. Esta estratégia de branding é o primeiro passo para tornar a marca atemporal, a que pode comunicar e estar presente em diferentes momentos, por muito anos. Veja abaixo como algumas marcas são facilmente reconhecidas pelas personalidades que têm:
Comparando novamente com nosso desenvolvimento pessoal, é na infância que nossa personalidade é definida. Na vida de uma empresa, esta é a fase de crescimento. Lembre-se: o seu negócio ainda não está consolidado e não tem a força de uma empresa com 80 anos de know-how. Afinal de contas, estamos falando de fase de crescimento, não é mesmo? O foco deve ser em trabalhar o branding nestes primeiros anos, justamente para que a personalidade da marca seja definida, o discurso de vendas alinhado, a persona do cliente ideal conhecida e por aí vai.
Case Tutto: Sovis
Aqui na Tutto, é comum recebermos contatos e indicações de empresas em fase de crescimento. São organizações que desejam ampliar a presença de suas marcas, que buscam a sustentação de seus negócios e, principalmente, almejam a diferenciação!
Foi o caso da Sovis, que atua no mercado de tecnologia há mais de 10 anos e que passava, em 2016, por um momento de transformação. Era necessário definir um melhor alinhamento daquilo que a sua marca representava e desejava transmitir, isso em relação aos produtos e atuação em geral. Em outras palavras, era preciso criar uma nova e mais forte identidade, mais poderosa, com autoridade. Então, nosso trabalho teve início a partir de um estudo aprofundado sobre seus produtos, clientes, concorrentes e mercado em geral. Uma verdadeira imersão.
A empresa, que passara por diversas transformações ao longo de uma década, necessitava de um algo a mais para seguir crescendo. Identificamos, então, a necessidade de criação de uma nova marca e de todo um universo visual e verbal que sustentaria seu discurso de vendas, sua presença online e seus produtos. Um trabalho decisivo na vida da empresa.
Uma nova marca nasceu e, com ela, novas nomenclaturas dos produtos. Antes do trabalho de branding da Tutto, cada produto possuía um nome “aleatório”, que não possuía relação direta com a marca. Algo nada recomendado a negócios em fase de crescimento e que buscam diferenciação da concorrência. Com isto em mente, pensamos, estudamos e apresentamos uma normatização:
Site, Blog e Redes Sociais
Além da marca e Naming dos produtos, também identificamos a necessidade da criação de um novo site. Mais moderno e assertivo, este novo site deveria representar um novo momento. Deveria explorar a força da marca recém-nascida e dos produtos repaginados. Planejamos e entregamos um novo 100% responsivo, pronto para gerar resultados. Com o site, o blog da empresa foi remodelado e seus conteúdos trabalhados como foco em SEO (Search Engine Optimization). Também trabalhamos as redes sociais da empresa, aproximando a nova marca do seu público-alvo.
Importante: a nova marca, assim como toda a identidade visual e Naming dos produtos, contam com materiais de sustentação. Entregamos (como sempre fazemos), um Brandbook completo com todas as aplicações possíveis, desde o universo verbal da marca, passando pela família tipográfica, uso de cores e muito mais. Desta maneira, sempre que a empresa desejar aplicar sua marca em materiais on e/ou offline, não terá qualquer problema.
Você e sua empresa estão preparados para crescer?
Queremos participar do crescimento da sua empresa. Com nosso know-how em branding, podemos, juntos, diferenciar sua marca da concorrência!