5 tendências de marketing para 2019: descubra como o propósito da sua marca pode fazer a diferença!

Para sair na frente da concorrência já no começo do ano que vem, é preciso pensar nas melhores estratégias para o seu negócio ainda em 2018. Aqui na Tutto, por exemplo, o planejamento já está a todo vapor… E dentro da sua empresa? Caso ainda não tenha pensado no que fazer, fique tranquilo. No post de hoje compartilhamos as principais tendências de marketing para 2019 para que você conheça, aprenda e coloque em prática ações condizentes com o propósito da sua marca. Vamos lá!

1 – A voz é uma das tendências de marketing para 2019

Ok, Google” ou “Hey, Siri”? A pesquisa por voz que começou engatinhando, tímida e cheia de dúvidas há alguns anos, hoje, é uma realidade presente na rotina de todos. Seja para pesquisar assuntos de trabalho, estudo ou diversão, cada vez mais utilizamos nossa voz e menos nossos dedos. Um bom exemplo disso é o próprio WhatsApp! Os áudios que enviamos e recebemos, sem sombra de dúvidas, representam grande parte das mensagens dentro da plataforma. Foi um movimento natural, passar do texto para o áudio, e hoje nem imaginamos como seria a vida sem tal funcionalidade.

“Quem produz, procura!”Assim como utilizamos cada vez mais a voz para nos comunicarmos com nossos amigos e familiares, com colegas de trabalho, dentro do WhatsApp e outros serviços de mensagens, a pesquisa por conteúdos, sites, produtos e serviços também se encaminha neste sentido. É uma das fortíssimas tendências de marketing para 2019 e alguns números provam isso:

  • 50% de todas as pesquisas online serão feitas por voz até 2020 (fonte comScore | Google).
  • 55% dos lares norte-americanos possuirão alto-falantes inteligentes até 2022 (fonte OC&C).
  • 30% de todas as pesquisas no Google já são feitas via voz (fonte Google).
  • 25% das pesquisas realizadas na barra de tarefas do Windows 10 são pesquisas por voz (fonte Microsoft).
  • 400 milhões de dispositivos, em todo o mundo, contam com o Google Assistente ativo (fonte Google).
  • US$ 1,8 bilhão foi o montante movimentado em e-commerces a partir de pesquisas por voz (fonte OC&C).

 

Pense no SEO!

Para sua marca, é hora de repensar a estratégia de SEO. Seus sites comerciais e institucionais devem acompanhar esta tendência. Isso acontece porque a pesquisa por voz é mais “longa” e “natural”. Em outras palavras, é preciso inserir mais palavras-chave e termos amplos, que possam responder à pesquisa vocal de um possível interessado.

Por exemplo, no modelo tradicional, iríamos pesquisar pelo contato de um hotel no Rio de Janeiro desta maneira: “Telefone Hotel Copacabana”. Já na pesquisa por voz, a pesquisa é mais natural e direta: “Número de telefone do Hotel Copacabana?”. Além disso, o Google mostrará resultados também mais direcionados. É a chamada “posição zero” que aparecerá em destaque a partir de uma pesquisa por voz.

 

Como preparar meu site para a pesquisa por voz?

O Google aponta alguns diferenciais para preparar o site do seu negócio para pesquisas de voz, como ter um site veloz (não se esqueça do PageSpeed), padrão HTTPS, com conteúdo relevante, de fácil leitura e alto engajamento (como nas redes sociais, por exemplo) e que, principalmente, responda às perguntas de voz! Se você tem um restaurante, seu site deve responder sobre localização e telefone de contato, por exemplo. Uma boa dica aqui é ter uma página de perguntas e respostas, o bom e velho FAQ.

Já dentro do nosso querido mundo do branding, sua marca deve explorar ao máximo o universo verbal que está em seu Brandbook. Escreva textos de blog e conteúdos fixos (de produtos, serviços e institucionais) utilizando palavras e termos que respondam às perguntas por voz. Aqui é importante observar o comportamento digital dos seus públicos para entender como perguntam e o que gostariam de obter como respostas.

 

2 – O vídeo continuará com tudo

Assim como a pesquisa por voz, que representa uma grande evolução e garante mais dinamismo à comunicação, o vídeo segue a mesma linha. Segundo relatório Cisco Visual Networking Index, até 2021, 78% de todo o tráfego global de dados móveis será em vídeo. Em 2016, por exemplo, o mesmo índice foi 60%. A dica é pensar estrategicamente como explorar o propósito da sua marca em vídeo. Fazer e publicar vídeos sem planejamento, não vale a pena e o efeito pode ser contrário.

Um bom exemplo disso é feito pela Nike. A empresa criou ao longo dos anos uma identidade e um tipo de linguagem exclusivos, que garantem uma percepção diferenciada das pessoas sobre a marca e seus produtos. Logo, sempre que um vídeo novo da empresa chega às redes sociais, a reação é positiva. As pessoas esperam um certo tipo de vídeo da Nike e a empresa entrega isso com muita criatividade.

O ponto é que dentro do seu mercado, sua empresa também pode fazer o mesmo. Seus vídeos comerciais podem ser mais descontraídos e leves se a sua marca trabalha com o público jovem e/ou infantil. Os conteúdos podem contar com animação e efeitos gráficos modernos e ousados. Por que não? Por outro lado, se o business tem um foco mais sóbrio, pense uma abordagem mais técnica e objetiva, sobre números e vantagens que sua empresa oferece.

O propósito da sua marca deve ser mais claro, já que isso é fundamental para o desdobramento da sua comunicação nas mais variadas formas, como em vídeo. Com tudo alinhado, seu discurso é coerente, passa credibilidade e não corre o risco de se tornar vazio e se importância para o público. Trabalhando os vídeos dentro desta linha, você fortalece o branding e entrega ao público seus conteúdos de forma mais dinâmica.

 

3 – De olho na realidade aumentada

Quando pensamos em tendências de marketing para 2019, precisamos saber que as experiências de consumo mudaram. Ir à uma livraria e comprar um best-seller sem consultar informações prévias sobre o mesmo, não é mais uma opção. Alugar um quarto de hotel sem pesquisar comentários de outros clientes nem passa pela nossa cabeça.

Isso acontece por vários motivos e um deles é que a realidade aumentada (augmented reality) está mudando a forma de se consumir um produto ou serviço. É uma tecnologia que cria uma nova e inesperada interação do cliente com aquilo que ele deseja adquirir. Por exemplo, ao namorar vários vestidos de uma grife, você pode (se a marca disponibilizar tal tecnologia em um site ou aplicativo) literalmente se enxergar com a peça em uma situação real, como dentro de casa à frente do espelho. Varejo 4.0 em sua mais pura essência.

Também há montadoras que usam a realidade aumentada para que o(a) cliente sinta como é estar a bordo de um novo modelo 0km. Alguém falou em Pokémon GO? Um dos jogos de maior sucesso dos últimos tempos surfou nessa onda. Outro ótimo exemplo de aplicação da tecnologia está nas embalagens dos mais variados produtos. Confira:

Através da tecnologia da realidade aumentada você pode trabalhar elementos de branding que antes seriam impossíveis de se materializar. Como e quando uma marca de cereais poderia ressaltar a “explosão de sabores” dos seus ingredientes em uma caixa de papelão? Hoje, como todo mundo tem um smartphone à mão (e praticamente todos os fabricantes contam com esta tecnologia), a interação está a um clique de distância.

 

Todas as marcas podem aplicar a realidade aumentada?

Sua marca também pode aproveitar as vantagens da realidade aumentada, mas é preciso ter cuidado: não entre no oba-oba só por entrar. Jamais abandone o propósito da sua marca, suas características e forma de se expressar, somente para fazer algo legal e bonito. É fundamental ter coerência para não se perder dentro de uma tecnologia cada vez mais acessível. Observe, pesquise se as personas que consomem seus produtos e serviços gostariam de tal experiência.

 

4 – Consolidação dos chatbots

Já conversou com um robô hoje? Certamente você já solicitou atendimento online em algum site, ou perfil de rede social de uma marca, e foi atendido por um! O chatbot consiste em um software que literalmente conversa por texto ou voz com o cliente:

  • Você está ligando para consultar seu saldo bancário ou para pagar uma conta?
  • Digite por favor o número do cartão de crédito.
  • Diga o tipo de serviço que deseja realizar.
  • Aperte 1 para ouvir novamente a gravação e 2 para falar com um atendente.
  • Bem-vindo ao nosso site! Por favor, digite o seu nome e e-mail de contato.
  • Digite SIM ou NÃO, após a última pergunta, para direcionarmos nosso atendimento.

Sim, sabemos que tudo isso não é novidade, mas é uma tecnologia que se tornará ainda mais comum em 2019. Isso acontece por dois grandes motivos: os custos para implementação estão mais acessíveis e as pessoas estão mais acostumadas com os chatbots. Todavia, vale a pena ficar atento ao aplicar tal tecnologia: seja natural e o menos “robotizado” possível na comunicação. É neste momento que o posicionamento de marca entra em ação.

Normalmente estes programas são disponibilizados com mensagens padronizadas e genéricas. A dica é explorar o universo verbal da sua marca para que se estabeleça um relacionamento mais próximo e simpático. Utilize palavras-chave que relacionam o propósito do seu negócio e que sejam coerentes com o perfil de cliente que possui. Seja claro e objetivo, sem enrolação. Em caso de dúvidas, consulte o seu Brandbook para não errar ao se expressar.

 

5 – Influenciadores digitais

Associar a imagem de um produto ou serviço a uma celebridade é algo bem comum. A novidade que vem ganhando cada vez mais força é que estas celebridades não são mais atrizes consagradas ou esportistas campeões. Sim, estamos falando de influenciadores digitais. Em 2019, esta será uma fortíssima tendência, já que surgem centenas de novos influenciadores todos os anos e em vários nichos.

Aliás, esta é uma grande vantagem para empresas de pequeno e médio porte.

Há influenciadores digitais que possuem milhares de seguidores e que são “especialistas” em determinados assuntos. Por exemplo, se a sua marca trabalha com tecnologia, há influenciadores digitais que lidam com isso 24 horas por dia.

Dentre as principais tendências de marketing para 2019, devemos destacar a presença cada vez mais comum de influenciadores digitais como embaixadores de marcas de pequeno, médio e grande porte. São homens e mulheres com milhares de seguidores nas redes sociais que trabalham com nichos específicos e públicos qualificados.

O marketing de influência é uma tendência que veio para ficar. Somente em 2017, por exemplo, 86% dos profissionais de marketing/comunicação utilizaram tal estratégia (fonte Lingia). Destes profissionais, 92% também sinalizaram que acreditam na eficiência dos influenciadores digitais. Mas há uma ressalva: ao pesquisar por pessoas famosas nas redes sociais, olhe para sua relevância e não para números.

Obviamente, o número de seguidores é algo para se considerar, porém é fundamental observar a relevância do(a) influenciador(a). Em muitos casos, uma pessoa com “apenas” 10 mil seguidores que interagem, questionam sobre produtos e serviços, desejam obter informações sobre uma marca apoiada, é uma melhor aposta que um influenciador(a) com 1 milhão de seguidores que não desejam criar laços com sua marca ou comprar seus produtos e serviços.

 

Não se esqueça da identidade da sua marca

Para não errar na escolha, tenha claramente definido o que sua marca representa. Como ela se posiciona no mercado e qual influenciador tem o mesmo perfil? A persona ideal da sua empresa é semelhante à do(a) influenciador(a)? Ele(a) utiliza uma linguagem coerente ao seu discurso?

Todos estes detalhes, nunca é demais relembrar, são pontuados dentro de um trabalho de branding. Por exemplo, quando você tem em mãos um manual de marca, um Brandbook, claro e objetivo sobre o universo visual e verbal da marca, personas e todos os caminhos por onde pode ou não caminhar, é mais fácil se comunicar com assertividade.

 

 

Expectativas para o Mercado Digital em 2019

Em 2018, a Tutto marcou presença na Social Media Week SP, um grande evento que reuniu profissionais e estudantes do mundo da comunicação, ao longo de uma semana na capital paulista. Foram várias palestras, dos mais variados temas, e aqui compartilhamos as expectativas de participantes e palestrantes sobre as principais tendências de marketing digital em 2019. Confira:

tendências de marketing para 2019

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São muitas informações e tudo parece complicado demais? A Tutto está ao seu lado para esclarecer o que você precisa saber sobre branding, estratégia e tendências de marketing para 2019! Somos uma agência formada por profissionais multidisciplinares e preparados para co-criar o planejamento e as ações para sua marca decolar no ano que vem.

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