ASMR: marcas que sussurram
Você não leu errado… Marcas realmente sussurram! Cada vez mais um fenômeno vem chamando a atenção da web em todo o mundo, a ASMR. Já ouviu (literalmente) algo sobre isso? A gente explica: ASMR é uma sigla em inglês para Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano. Segundo a biologia, é um termo que pode ser explicado como “capaz de provocar sensação agradável de formigamento na cabeça e no couro cabeludo”.
Mas afinal, como as marcas estão utilizando esta estratégia?
Tudo começou quando alguns youtubers começaram a desenvolver conteúdos com esta temática por volta de 2016 e 2017, dentro de um formato poderoso de áudio (obviamente com elevada produção) e que provocam sensações diferentes e de bem-estar nas pessoas que assistem vídeos no YouTube. Veja um bom exemplo:
Observe com atenção que todos sons e ruídos são hipervalorizados graças a um microfone de altíssima capacidade. Desta maneira, é possível criar uma experiência fora do comum, além da expectativa. Afinal de contas, o que teria de criativo e interessante em um vídeo “normal” de uma pessoa abrindo um produto já convencional?
Marcas estão investindo em ASMR
As marcas sempre buscam diferenciações para conquistar novos clientes. Seguindo este pensamento de não-acomodação, a ASMR parece ser a bola da vez. Provocar, literalmente, estímulos sensoriais e criativos que chamam a atenção de consumidores que recebem milhares de impactos visuais e auditivos, de centenas de marcas, pode fazer a diferença.
É uma ótima oportunidade para que as marcas alcancem novos patamares de experiências, de relacionamento. Além disso, por se tratar de uma “onda” dentro da web, é também uma estratégia inteligente para se posicionar em um cenário cada vez mais focado no vídeo, no YouTube.
Separamos um case bem legal da europeia Ikea. A marca é especializada em móveis, decoração e conta com inúmeras opções para o lar, como colchões, cobertores, etc. O vídeo abaixo faz parte da série “Estranhamente Ikea” que a empresa lançou em 2017 e que conta com seis vídeos que seguem o mesmo formato. Selecionamos o mais longo da série, com 25 minutos. Veja e ouça:
No vídeo, podemos ouvir e sentir como cada produto possui um “ruído” específico, uma sensação exclusiva ao toque e movimento. Observe como a narradora descreve as qualidades de cada item e valoriza o aspecto sensorial de passar a mão em um lençol, ajeitar um travesseiro ou mesmo arranhar um móvel. A sensação de bem-estar gerada é imediata ao ouvinte.
O vídeo acima foi um sucesso. Na data de publicação do post, conta com mais de 2 milhões de visualizações e, segundo a própria Ikea, contribuiu para um aumento de 4,5% em suas vendas nas lojas físicas e de 5% nas lojas online durante a campanha. “Este tipo conteúdo está inserido em um mercado ainda não tão bem explorado pelas marcas e não sabíamos o que esperar “, afirma o especialista em mídia da marca nos EUA, Kerri Homsher.
Especialistas em ASMR
Podemos afirmar que ASMR é uma realidade para marcas que buscam fugir do comum. Segundo o YouTube, as buscas pelo termo em sua plataforma dobraram em apenas 2 anos e há hoje uma verdadeira comunidade que vive de ASRM. São youtubers especializados e que trabalham em conjunto com marcas e agências de publicidade que buscam tal formato. A lista é grande e os valores envolvidos em conteúdos patrocinados também saltam aos olhos.
Segundo Savannah Newton, uma agência especializada em talentos digitais, as marcas podem pagar entre US$1.000 e US$3.000 a um youtuber durante uma campanha. Lily Whispers e Olivia Kissper são dois exemplos de conteudistas que já trabalham com marcas globais. Outro bom exemplo de como esta é uma tendência que realmente está movimentando o mercado veio da china. Em um dos maiores mercados do mundo, a fabricante de Dove Chocolate optou pelo ASMR para divulgar seus produtos:
Fechando o assunto, vale a pena mencionar que esta não é uma novidade “tão novidade” assim. A publicidade utiliza vários elementos sensoriais há anos. Podemos facilmente nos lembrar das marcas de refrigerantes e cervejas que utilizam o famoso “barulho” de uma lata abrindo ou de uma pessoa bebendo para gerar aquela vontade incontrolável de fazer o mesmo. Também há marcas que utilizam fragrâncias específicas em suas lojas para divulgar um novo perfume, uma nova coleção de roupas ou mesmo produtos alimentícios.
Fale com a Tutto e acompanhe as redes sociais oficiais!