Google Ads 2019: o que vem por aí e como se preparar?
Não é segredo para ninguém que o Google não se acomoda, não permanece em sua zona de conforto. Todos os anos seu algoritmo é reformulado para garantir uma melhor experiência de pesquisa aos usuários e aos anunciantes, que cada vez mais têm acesso a métricas e possibilidades para anunciar seus produtos e serviços para públicos diversificados e com maior assertividade. E o Google Ads 2019, o que vem por aí?
Google Ads: mobile-friendly
Desde 2013 o Google vem investindo no que chama de “campanhas aprimoradas” para diminuir a distância entre campanhas criadas somente para desktops e para dispositivos móveis. A convergência entre ambas é facilidade a cada ano com novos recursos e ferramentas. E tem um bom motivo para isso: 50% das buscas feitas dentro do Google são realizadas via dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Dê olho no mapa: Google Maps
Uma grande novidade para 2019 dentro do Google Ads é a chamada “próxima geração” de anúncios de buscas locais, aqueles que indicam mapas quando procuramos por um restaurante ou farmácia, por exemplo. Os anúncios com este objetivo aparecerão com o logotipo do anunciante e, eventualmente suas ofertas, na superfície do mapa e não mais apenas ao lado. Anunciantes poderão adicionar logotipo e ofertas dentro do Google Maps.
Este ajuste é necessário porque o próprio Google tem um verdadeiro tesouro em mãos. Somente o Google Maps conta com um bilhão de usuários ativos todos os meses! Além disso, 1/3 das pesquisas realizadas via dispositivos móveis são feitas dentro do Google Maps e no último ano este crescimento global foi de 50%.
O Google trabalha para aperfeiçoar a divulgação de promoções mais chamativas dentro do Google Maps para empresas locais. Haverá no futuro também a possibilidade de se destacar promoções internamente nas lojas internas dos clientes (dentro do Maps) e os usuários poderão pesquisar com mais profundidade o inventário de uma empresa. O Google também está realizando testes com o histórico de navegação dos usuários dentro do Google Maps, relacionando horários de pesquisas, dias mais utilizados, comportamentos, interesses e outros parâmetros. Porém, tais aplicações chegarão daqui a alguns anos, não em 2019.
Que tal reservar horário no salão de beleza pelo Google Maps?
Uma novidade que já é possível observar dentro do Google Maps e que promete ganhar ainda mais força em 2019 é a possibilidade de reservar horários em barbearias, salões de beleza e outros locais semelhantes. Já são mais de 3 mil estabelecimentos comerciais com a opção “Reservar com o Google” ativada. O usuário visualiza sempre que pesquisa por tais locais dentro do Google Maps. O funcionamento é bem simples: basta clicar em “Verificar Horários” ou “Ver Programação” dentro da ficha da empresa que é visualizada no Google Maps.
Ao clicar na opção, você pode agendar data e horário do serviço e conferir o tempo estimado do atendimento. É preciso inserir seu telefone de contato para concluir a ação. O Google, na sequência, envia um e-mail de confirmação para sua conta de Gmail com todas as informações necessárias de endereço e opções para modificar o dia/horário escolhido, assim como cancelar a reserva.
A novidade é fruto da parceria do Google com as empresas SuperAgendador e Trinks, que atuam há alguns anos no mercado e oferecem o mesmo serviço diretamente para os estabelecimentos comerciais. Seu negócio tem tudo a ver com a novidade? Então ATENÇÃO: sua barbearia ou salão de beleza precisa estar cadastrado dentro do Google Meu Negócio e obrigatoriamente ter serviços contratados das empresas citadas. O investimento é de R$39,99 mensais (até a data de publicação deste post). Importante reforçarmos que reservar mesas em restaurantes, por exemplo, já é possível desde fevereiro de 2018 graças a parceria do Google com o Restorando.
Textos expandidos
Agora será possível acrescentar títulos em dobro e mais caracteres nos anúncios de textos expandidos! Será possível inserir 2 chamadas com 30 caracteres a partir de um único título de 25 caracteres. O motivo? Segundo o Google, o CTR (taxa de clique em um anúncio) sobe 25% neste cenário, graças a esta mudança. Além disso, segundo divulgado na WordStream, inserir extensão de anúncio ou extensão de chamada em um anúncio para dispositivos móveis, aumenta em 12% o CRT. Logo, o próprio Google não poderia pensar diferente 😉.
Títulos mais longos melhoram as chances de uma venda ou de um clique, já que amplia literalmente o espaço para informações, destacar promoções, evidenciar esse ou aquele serviço, etc.
E vem mais: o Google também planeja aumentar para 80 caracteres (atualmente são 35 caracteres) dentro da linha de descrição. A URL de visualização também será extinta (em alguns casos já foi). O Google considera a URL final neste caso.
Conversões mundo digital x mundo real
O Google já possui uma ampla capacidade de medir conversões e gerar insights para os anunciantes. A novidade da vez é a promessa de verificar criteriosamente o histórico de navegação dos usuários via smartphone para analisar se esta mesma pessoa, que realizou a pesquisa, alguma vez se dirigiu fisicamente à loja. Para justificar tal análise mais aprofundada e incrível, o Google citou o case da Nissan no Reino Unido. Por lá, 6% das pessoas que clicaram em um anúncio da marca automotivo foram à concessionária nos dias e semanas seguintes. Um ROI de 25 vezes!
Anúncios gráficos responsivos
Como não tem como escapar da responsividade, o próprio Google Ads está se preparando para aprimorar ainda mais seu mecanismo. Em 2019 você precisará apenas informar a URL com título, descrição e imagem na hora de montar o anúncio. A ferramenta automaticamente irá criar anúncios gráfico responsivos. Você não precisará criar um outro anúncio gráfico somente para dispositivos móveis. Será preciso criar somente um.
Um anúncio gráfico é aquele com informações sobre sua empresa, produtos ou serviços, junto a uma imagem de destaque. Ela pode ser animada, estática, em formato Flash e em vários tamanhos. São anúncios que podem ser exibidos na rede de display do Google e em outras páginas da web.
Mudanças no lance de dispositivo
É preciso ficar atento, dentro do Google Ads 2019, quando o assunto é lance de dispositivo. Habitualmente, os lances são definidos para um anúncio / campanha para desktop e na sequência adaptados para dispositivos móveis, como um multiplicador do lance base. A novidade é que será possível “separar” estes lances. Você conseguirá definir lances exclusivos para dispositivos móveis (smartphone e/ou tablet) e para desktop, sem necessariamente atrelar ambos, tornando-os independentes.
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