Marcas são mais que logotipos
O impacto de um logotipo icônico é inquestionável. Faça um exercício com as marcas mais populares que temos contato no dia a dia. O “swoosh” da Nike transmite em um único símbolo todos os valores de esporte, superação e conquista da organização. Já o logotipo da Coca-Cola eleva nossa autoestima e passa mensagens de alegria e diversão. Tais valores são entendidos por pessoas de todo o mundo, independente da sua cultura ou idioma.
Para chegar a este patamar, todavia, não se trata apenas de um logotipo bonito ou visualmente impactante. Marca é tudo que está por trás do visual. É preciso ter algo a mais. Criar uma marca que transmita o propósito e a razão de ser de uma marca é um dos desafios que estão conectados ao trabalho de branding.
“É preciso saber o que a marca deseja ser e entender além do seu mercado. Um bom trabalho de plataforma de marca ajuda muito no processo criativo. É um caminho certeiro.”
Giovana Paganini, diretora de arte da Tutto.
Quando nos referimos a “tudo o que está por trás”, queremos dizer trabalhos de base como o posicionamento, pilares, valores, manifesto, tom de voz… Todo o universo racional e emocional que acompanha a marca desde os primeiros momentos do trabalho de branding, tem influência direta na criação da identidade visual da marca, uma das formas pela qual uma marca se expressa. Para o(a) designer que irá criar o logotipo, todos estes elementos são indispensáveis na construção da identidade visual, embasando a escolha de cores, formas, tipografias e outras representações gráficas.
Marcas: Inspiração x Pesquisa
Muita gente acredita que a criatividade é algo relacionado exclusivamente com a inspiração. Porém, estudando a fundo os processos de criação artística, como o desenho de um logotipo, descobrimos que há muito trabalho de pesquisa envolvido e não apenas alguns segundos de uma ideia ou sacada genial. Este processo pode levar dias e é reflexo de todo o repertório do profissional responsável. Suas experiências, sua percepção do seus insights sobre o trabalho pregresso de branding que definiu os universos simbólicos e territórios criativos da marca, seu talento, os lugares que visitou, as viagens que fez, o contato que teve com culturas diferentes, os conteúdos que consome diariamente e por aí vai.
“Tudo o que acontece na vida reflete no processo criativo de criação de uma marca e nunca, NUNCA, as primeiras ideias são as melhores. É preciso sempre buscar novos caminhos, propor novas direções.”
Ideia no papel
Já ouviu a expressão “A folha em branco aceita qualquer ideia”? Durante o processo de criação de um logotipo é fundamental esboçar um rascunho da marca… Literalmente desenhar aquilo que você pensou em um primeiro momento e, partir daí, desenvolver a linha de raciocínio. É importante não se limitar, não colocar barreiras neste momento. Um exercício saudável e criativo é propor 2 ou 3 marcas dentro de uma mesma ideia. Isto amplia os horizontes e pode indicar acertos e erros que irão refinar a criação.
Compartilhe e defenda a criação
Apresente a marca criada às pessoas envolvidas no processo. No caso da Tutto, por exemplo, as áreas de planejamento, redação e atendimento são apresentadas às propostas de logotipo e conhecem em primeira mão os detalhes que levaram ao resultado. Desta maneira é possível entender o porquê da escolha de cores, fontes, formas, etc., o que amplia a capacidade de defesa da marca junto às pessoas que também terão (ou poderão ter) contato com o cliente.
Também é ESSENCIAL ter uma defesa muito bem fundamentada. Pautada na plataforma da marca e insights que levaram à criação, a defesa é o principal documento que defende o trabalho junto ao cliente. Dica da Tutto: a apresentação deve ter a estrutura de uma narrativa, como com cenário, problema, tese e conclusão. A defesa também faz a diferença para convencer clientes que já têm uma marca e estão passando por um processo de rebranding.
“Muitas empresas têm muito apego pelo logotipo antigo e a maior dificuldade de aceitarem uma nova marca é o medo do novo, da mudança.”
Giovanna Paganini, trabalha há 9 anos como designer / diretora de arte. Já passou por e-commerces especializados em moda e varejo, agências de eventos,live marketing e de branding.