Marketing de Diferenciação: 3 dicas para sua marca ganhar a mente do consumidor

Já ouviu falar em marketing de diferenciação? Ele engloba várias estratégias para que sua marca conquiste a atenção e a preferência dos consumidores.

A lógica da diferenciação baseia-se na oferta de produtos/serviços com uma proposta de valor autêntica e, de preferência, com elementos não encontrados em nenhum de seus concorrentes.

Para saber se a sua marca está pronta, pergunte-se neste momento: por que um cliente deve comprar da minha empresa? O que ela tem diferente? Meu público sabe disso?

Posicionamento não é uma batalha de produtos.

É uma batalha de ideias. É conquistar o espaço na mente de seu consumidor.

Mas afinal, como diferenciar a sua marca? Veja 3 dicas para você ganhar a mente do consumidor.

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1 – Tenha um propósito só seu dentro do marketing de diferenciação

A mente do consumidor deve ser tratada como um ambiente com espaços a serem preenchidos. É neste ponto, bem ali, que sua marca deve se posicionar e se diferenciar.

E este espaço deve ser exclusivo.

Vamos pensar em exemplos de sucesso que engloba o marketing de diferenciação. Quantas marcas esportivas você conhece? Nike, Adidas, Puma, Reebok, Under Armor… Por que você prefere uma destas? Racionalmente, todas possuem produtos de altíssima qualidade e preços, até certo ponto, semelhantes. Então, onde está a diferenciação?

 

O marketing de diferenciação é uma estratégia muito utilizada por grandes marcas. Empresas como Nike, Coca-Cola, Adidas, Pepsi e várias outras, apostam em planos e ações para criar diferenciais relacionados ao branding para, então, se posicionarem de uma maneira única onde mais importa, a mente do consumidor.

Ao longo da sua vida, o propósito de alguma destas marcas chamou sua atenção. Pode ter sido um patrocínio, uma ativação ou até mesmo o contato com o posicionamento da marca que te fez pensar com mais carinho sobre a empresa.

Este foi o momento em que a marca se diferenciou dos concorrentes em sua mente quando você decidiu trocar de tênis ou comprar produto esportivo.

Então lembre-se: consumidores não devem pensar que estão comprando da sua marca, mas sim conquistando-a. Afinal, marcas valiosas provocam sensações valiosas. O marketing do século XXI é assim.

 

2 – Branding não é só logotipo. Dê um passo além

Normalmente, quando as empresas iniciantes pensam em marca, a associação imediata é  com a criação de um logotipo. De fato, a identidade visual é importantíssima e é um dos principais elementos de diferenciação. Mas está longe de ser somente isso.

Construir o branding em torno da sua empresa envolve a criação de um discurso 100% alinhado com seus valores. Esse discurso é a forma como sua empresa se comunica, ou seja, o tipo de linguagem escrita e visual, tom de voz e outros elementos que criam uma relação mais próxima.

 

É necessário fortalecer a afinidade com seu público, da identidade visual até a forma como as pessoas da sua empresa atendem o telefone.

 

Voltemos ao exemplo das marcas esportivas. A Nike tem um dos maiores cases de branding de toda a história. Aquele símbolo, por si só, é “apenas” uma expressão gráfica elegante. Mas, ao olhar para o “swoosh” (como é chamado seu símbolo), valores como superação, excelência e vitória são automaticamente atrelados. E por que isso acontece?

Ao longo de sua trajetória, a Nike se associou a nomes de sucesso no esporte e construiu uma reputação desta maneira.  Ela buscou esse reconhecimento e, para tal, construiu sua história junto à seleção brasileira de futebol, ao maior jogador de basquete da história e por aí vai. Essa troca de valores entre marca e personalidades de sucesso no esporte, neste caso, provoca uma associação única na mente do consumidor:  Michael Jordan não associaria sua imagem a uma empresa qualquer, não é verdade?

 

Copa do Mundo

Exemplo de como o trabalho de branding da Nike envolve muita estratégia foi a forma como ela ‘driblou’ a Adidas, então patrocinadora oficial da FIFA, tornando-se, na Copa do Mundo de 2014, a marca mais associada ao evento.

Segundo pesquisa realizada pela Propmark, 52% dos brasileiros reconheceram a Nike como a principal marca esportiva do evento, mesmo sem poder usar o nome “Copa do Mundo”. Isso é reflexo do trabalho que realiza por aqui, como patrocinadora dos times mais populares do Brasil, como Corinthians e Flamengo, e de grandes craques como Neymar e Ronaldo Fenômeno.

Em outras palavras, a Nike marcou um gol de placa na Copa de 2014 ao se diferenciar estrategicamente na mente do consumidor.

Blog da Tutto: digital branding – a identidade da sua marca na internet

 

3 – Inove hoje, amanhã e sempre

Saindo um pouco dos campos de futebol e partindo para outro campo de batalha, nada chama mais atenção do consumidor que uma inovação impactante. Seja ao criar um produto incrível ou reposicionar um marca de uma forma inédita e surpreendente.

A relação entre produtos incríveis e discursos inovadores dá muito certo dentro do marketing de diferenciação. Vejamos o exemplo da Apple.

em 2007, quando o primeiro iPhone foi lançado, todo mundo (literalmente todo o mundo) foi pego de surpresa. O smartphone sem teclado, com touchscreen, design moderno… Era nada menos que o futuro batendo em nossa porta. Foi uma inovação que transformou o mercado para sempre. Todos os concorrentes tiveram que correr atrás do prejuízo.

Todavia, após mais de 10 anos, Samsung e outras grandes marcas possuem smartphones semelhantes. Porém, não possuem uma coisa que a Apple conquistou: a diferenciação. A empresa da maçã marcou seu nome na mente do consumidor como uma empresa única, sinônimo de tecnologia e modernidade.

Com o passar dos anos, a Apple seguiu investindo na diferenciação de sua marca e não parou no tempo, seja através de constantes atualizações em seu site ou em suas lojas estrategicamente pensadas, tudo para que o cliente se sinta sempre em contato com a inovação.

 

Quer saber como sua marca também pode trabalhar o marketing de diferenciação?

 

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